A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) concluíram o projeto de ampliação de vagas rápidas de estacionamento no entorno do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo (Rodoviária de Campinas). O projeto, que começou no início de setembro, beneficia os usuários do Terminal, facilitando o acesso ao embarque e desembarque de passageiros no local. O projeto recebeu pequenos ajustes, mas manteve as 16 vagas de parada gratuita para o público no entorno.
As outras cinco vagas foram implantadas na Avenida General Euclides Figueiredo, via paralela à rua Dr. Pereira Lima. São três espaços demarcados com sinalização branca. Em dois deles, cabem até dois veículos; e em outro, um veículo. Essas vagas ficam, aproximadamente, a 200 metros da entrada do Terminal, e estão sinalizadas.
Importante lembrar que na via General Euclides Figueiredo existem trechos de proibição de estacionamento – demarcados com sinalização com linhas amarelas – em razão da presença de inúmeras empresas.
Na Rua Dr. Pereira Lima, a parada rápida é regulamentada em 15 minutos, com o pisca-alerta ligado; já na Av. General Euclides Figueiredo, a parada rápida é de 30 minutos, também com o pisca alerta acionado.
Além das 16 vagas, Setransp/Emdec sinalizaram, na baia principal de acesso ao Terminal, uma vaga específica para motociclistas, a pedido da administração do Terminal Rodoviário.
As vagas contam com sinalização horizontal e vertical (placas de regulamentação).
De acordo com o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, a nova oferta de vagas vai garantir um espaço mais adequado e acessível para quem usa o Terminal, além de reduzir os conflitos na chegada e saída nos horários de pico e feriados. “É importante que todos possam se beneficiar desse projeto, por isso ressaltamos que os motoristas devem respeitar o tempo de uso dessas vagas, ampliando a rotatividade”.
Em 2021, o Terminal Rodoviário recebeu, em média, mais de 100 mil passageiros por mês (embarque e desembarque). Janeiro registrou a maior demanda, com 143.926 embarques/desembarques; seguido de julho, com 129.936 passageiros. Antes da pandemia, o Terminal registrava mais de 290 mil embarques/desembarques mês. O Terminal Multimodal também conta com 322 vagas de estacionamento, porém, pagas.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.