As banquinhas dos camelôs que ficam no entorno do Terminal Mercado já estão passando por requalificação geral. Todas estão sendo substituídas por estruturas de concreto.
O objetivo da ação é garantir um visual moderno e atrativo para a população que frequenta o local, além de padronizar as bancas situadas no entorno do Terminal Mercado. O início da revitalização ocorreu no dia 13 de maio, atualmente, mais da metade das 100 bancas já foram substituídas.
“A modernização das bancas do Terminal Mercado, juntamente com todas as ações referentes a requalificação da Região Central, favorece diretamente os comerciantes e todo o entorno. É necessário aplicar políticas públicas de qualidade, principalmente nos segmentos de urbanismo e infraestrutura, para manter o Centro vivo e mais atrativo para o comércio e para as pessoas”, destacou o presidente da Setec, Enrique Lerena.
A Setec é a autarquia da Prefeitura de Campinas responsável pela administração e fiscalização do comércio em solo público. A requalificação das bancas traz benefícios a mobilidade urbana e circulação de pessoas, a valorização do espaço público e melhora as condições de trabalho dos comerciantes.
A demanda vinda da Setec foi negociada com os permissionários, que arcaram com o custo de investimento na aquisição de novos equipamentos e na reforma das bancas, cabendo ao poder público a revitalização de todo o entorno. O financiamento foi realizado através de um consórcio para reduzir os custos da reforma. O investimento privado é de R$ 3,1 milhões.
Da Redação ODC.
Leia também: