Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Verão aumenta consumo de frutas em 40% na cidade de Campinas

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      O verão pede por alimentos leves e que ajudam o corpo a repor a água. E essa busca por alimentos do calor reflete no aumenta do consumo de frutas e hortaliças no Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas. As chamadas frutas do verão, como o caju, a melancia, o melão, os cítricos, a manga e o maracujá, e as hortaliças, como a alface e a rúcula, podem ser consumidos tanto de forma natural como no preparo de uma receita saudável e refrescante.

      No período mais quente do ano, os hortifrútis registram aumento de 40% no consumo de frutas e em média 15% a procura por hortaliças, principalmente as folhas, lideradas pela alface e a rúcula, afirma o engenheiro agrônomo e chefe do Departamento de Agricultura da Ceasa, Ricardo Munhoz. “Nesta época, as frutas, verduras e legumes são mais saudáveis porque a maioria delas estão no período de sazonalidade. São gêneros que trazem refrescância à mesa dos consumidores”, diz o engenheiro agrônomo.

      O permissionário Marcos Gruas, do box Campfruit, diz que além do aumento no consumo, algumas frutas como o melão, o limão siciliano e o caju estão em alta no consumo e queda nos preços. “O melão, por exemplo, era vendido por 90 reais e agora baixou para 45 reais a caixa, assim como o limão siciliano, que o preço caiu de 85 reais para 60 reais a caixa”, afirma.

      Valor nutricional

      Consideradas alimentos reguladores, as hortaliças são fundamentais para fazer o organismo funcionar de maneira adequada e harmônica, explica a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Camila Porto.

      A alface, por exemplo, é a hortaliça mais consumida no Brasil e pode ser encontrada em diversas variedades, como lisa, crespa, romana, americana e roxa. “Possui de 10 a 15 calorias a cada 100 gramas e é fonte de vitamina A, K, rica em ferro, fósforo, potássio e carotenoides”, diz a nutricionista.

      Sobre a rúcula, Camila afirma que variedade contém níveis consideráveis de vitamina C, um antioxidante que estimula o sistema imunológico a proteger-se dos radicais livres, e possui em média 25 calorias a cada 100 gramas.

      A nutricionista sugere uma receita refrescante de Salada Primavera com redução de balsâmico para os dias mais quentes. Confira a receita:

      Salada Primavera

      Ingredientes

      • 1 unidade de alface crespa
      • 1 maço de rúcula
      • 10 unidades de morangos
      • 2 unidades de manga
      • ½ cebola roxa
      • 1 colher (sopa) de chia
      • 5 colheres (sopa) de azeite
      • 1 xícara (chá) de vinagre balsâmico
      • 2 colheres (sopa) açúcar mascavo
      • 1 colher (chá) de sal

      Modo de preparo

      1. Prepare o molho: em uma panela junte o vinagre balsâmico com o açúcar mascavo e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar em ponto de calda.
      2. Lave adequadamente todas as folhas. Coloque o mix de folhas em uma saladeira.
      3. Após higienizar as frutas, pique em cubos grandes a manga e corte os morangos em 4 partes. Fatie cebola finamente.
      4. Adicione à tigela a cebola, o morango e a manga. Regue com o molho de redução de balsâmico e finalize com as sementes de chia.

      Rendimento: 4 porções

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Emdec dobra frota de linhas alimentadoras no Satélite Íris