As dietas milagrosas funcionam? Conheça mitos e verdades sobre o emagrecimento

 As dietas milagrosas funcionam? Conheça mitos e verdades sobre o emagrecimento

Foto: Divulgação

Especialista explica as crenças populares sobre o emagrecimento e revela a melhor forma de alcançar os objetivos físicos

A chegada do verão e das comemorações de final de ano tendem a aumentar a busca pelo emagrecimento. No entanto, esse efeito nem sempre acontece na velocidade que as pessoas desejam. Afinal, o corpo demanda um certo tempo para dar respostas aos estímulos fornecidos.

Irani Gomes dos Santos Souza, coordenadora do curso de graduação em nutrição da Faculdade Santa Marcelina, explica que “exercício e alimentação são aliados perfeitos para a redução do peso. Os dois, juntos, auxiliarão a perder tecido adiposo e manter a massa muscular”, sendo a forma mais rápida e efetiva de emagrecimento. Ela destaca que a eficácia na perda de peso está na mudança de hábitos.


Dietas de emagrecimento restritivas funcionam para atingir o objetivo rapidamente?

Para Irani, a pressa é inimiga da perfeição na hora de emagrecer. Mesmo que existam dietas restritivas que geram resultados em questão de dias, a diferença física nem sempre corresponde às consequências: “Essas dietas bem restritas fazem perder principalmente massa magra (músculos), além de que a perda de peso acelerada pode trazer perda muscular e carência de vitaminas e minerais”, explica Irani.

Uma outra questão das dietas restritivas é que elas não permitem que a pessoa mantenha o peso perdido, promovendo o que é popularmente conhecido como “efeito sanfona”, onde a pessoa perde peso e logo engorda novamente.

Comer saudável custa caro?

Para aqueles que decidem emagrecer respeitando o tempo do próprio corpo, vale destacar que alimentos saudáveis nem sempre demandam grandes investimentos. É uma questão de equilibrar os nutrientes e a distribuição de alimentos de acordo com a demanda individual de cada corpo. Além disso, alimentos saudáveis são aqueles que passam pelo mínimo possível de processamento, de forma que seja mais viável financeiramente.

Os carboidratos engordam?

Irani ressalta que nem sempre o carboidrato é o inimigo da vez: “os carboidratos são os principais responsáveis pela produção de energia do nosso corpo. Eles só serão vilões se forem consumidos além do necessário”. Assim, para melhores resultados, também vale a pena dar preferência aos grãos integrais.

Existem alimentos que emagrecem?

Vale lembrar que, além da orientação adequada para o consumo calórico ideal, existem alimentos que podem auxiliar na perda de peso ao acelerar o metabolismo. Entre eles, se destacam a canela, chá verde, chá de cavalinha, chá de carqueja, gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha. Mas todos devem ser utilizados de acordo com a orientação do nutricionista.

E o jejum intermitente, funciona?

Para Irani, o jejum intermitente tem que ser usando com muita parcimônia e com acompanhamento do nutricionista. Ela explica que um dos riscos é o que comer pós jejum, pois “se a pessoa não tiver uma adequada educação alimentar pode buscar alimentos hipercalóricos, com açúcar, gorduras, sal. Além de desencadear crises de compulsão e desarranjo alimentar”. A professora destaca que a melhor alternativa para a saúde é buscar uma educação alimentar, de forma que dietas restritivas como jejum intermitente sejam desnecessárias. Ela destaca que o ato de se alimentar tem que ser prazeroso, e que é isso que a educação alimentar procura: “o comer com prazer, consciente, sem culpa e cuidado do bem estar físico e mental”.

Existe remédio para perder peso?

Em alguns casos, medicamentos são indicados para o emagrecimento. Mas Irani destaca que esse tipo de tratamento só pode ser feito através da prescrição médica, e que só funciona se associado à alimentação para a perda de peso.

Exercício físico faz parte do processo de emagrecimento?

O principal foco do emagrecimento deve ser a pratica de exercícios físicos e a alimentação adequada e orientada por um nutricionista. Assim, fica mais difícil de ser induzido por produtos que são falsos aliados do emagrecimento, como os alimentos light. Eles até podem ser boas alternativas em alguns casos. No entanto, não são uma substituição saudável da opção tradicional dos mesmos alimentos.

Água emagrece?

Irani ressalta a importância do acompanhamento nutricional para entender de forma adequada e individual o processo de emagrecimento. Ela destaca que o principal é manter as práticas saudáveis até em coisas simples, como no consumo regular de água: “a hidratação auxilia na perda de peso, aumentando o metabolismo, o que potencializará a perda de gordura.”

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.

Leia também: Cancelado o carnaval de rua em Campinas

Outras notícias