Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Campinas ganha o primeiro Centro Dia da Pessoa Idosa, no Jd. do Lago II

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      O prefeito de Campinas, Dário Saadi, inaugurou nesta terça-feira, dia 5 de setembro, o Centro Dia da Pessoa Idosa Maria Gonzalez Alvarez. A obra é fruto da parceria entre a Administração Municipal e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), que destinou R$ 2 milhões para a construção e início das atividades do Primeiro Centro Dia da Pessoa Idosa do Município com capacidade de atender 30 usuários por dia.

      Localizado no Jardim do Lago II, na região Sul, o serviço é voltado para idosos que se encontram em violação de direitos ou em risco. O Centro Dia está referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que será responsável pelo encaminhamento de pessoas idosas ao serviço.

      “Daqui a um tempo a gente vai ter que construir cada vez menos creches e construir cada vez mais centros dias. O perfil da nossa população está mudando, conforme o IBGE mostrou”, disse o prefeito. “Este primeiro vai ser fundamental para que a gente tenha experiência no modelo. Temos que atender o idoso com dignidade. É função do poder público dar a essas pessoas um local adequado, de qualidade, como este que nós estamos inaugurando hoje”, completou agradecendo o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI) para tornar possível o novo equipamento público.

      A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, explicou como funcionará o atendimento. “Os idosos que virão aqui serão encaminhados pelos nossos Creas. São pessoas que já são acompanhados pelos nossos serviços e que terão no Centro Dia Maria Gonzalez Alvarez um espaço de convívio, lazer e qualidade de vida”, disse.

      A implementação dos serviços do Centro Dia do Idoso ocorreu por meio de chamamento público, onde a Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro de Orientação Familiar (COF) foi a escolhida para gerir o trabalho. A região Sul foi escolhida por registrar o maior número de pessoas idosas na cidade.

      A cerimônia contou com a participação de vereadores, do filho e da neta de Maria Gonzalez Alvarez (que dá nome ao Centro), Ricardo e Maria Eduarda Alvarez, e do presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), José Alberto Macedo Nogueira.

      Público-alvo

      O público-alvo do serviço são pessoas idosas, com 60 anos ou mais, que estejam em situação de risco pessoal e social e cujos direitos foram violados ou ameaçados, assim como pessoas idosas que necessitem de assistência ou de equipamentos especiais para atividades diárias, como alimentação, mobilidade e higiene. São priorizados idosos com um risco iminente de rompimento de vínculos familiares.

      O Centro Dia da Pessoa Idosa Maria Gonzalez Alvarez tem como propósito acolhimento, inclusão, proteção social, convivência, melhoria da qualidade de vida e alívio para os cuidadores domésticos. O serviço busca evitar o acolhimento institucional precoce dos idosos e fomentar sua autonomia, reduzindo a possibilidade de isolamento social.

      A equipe é qualificada para oferecer serviços especializados e baseia sua atuação na valorização da família e aceitação da diversidade, assim como contribui na redução da carga horária dos cuidadores.

      As atividades deste serviço têm caráter protetivo, visando combater violações de direitos decorrentes de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, além de abandono ou enfraquecimento de vínculos familiares.

      Maria Gonzalez Alvarez

      Maria Gonzalez Alvarez foi presidente do CMI no biênio 2008/2009. Nascida em São Paulo em 29 de setembro de 1927, Dona Maria escreveu muitos capítulos de sua história solidária em Campinas, onde chegou na década de 1970. Costureira, comerciante, mãe de três filhos, faleceu aos 81 anos, em abril de 2009.

      Quando ingressou no “Grupo Andorinhas”, do Jardim São Pedro – hoje um dos dez grupos de pessoas idosas coordenados pela Associação dos Idosos de Campinas –, ela potencializou o trabalho em prol deste público no município. Maria Gonzalez Alvarez foi também uma das fundadoras do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também: Emdec aborda cerca de 750 pessoas em pontos críticos de acidentes para orientações