Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Campinas poderá ter fortes vendavais, chuva e granizo neste final de semana

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Campinas e outras cidades do Estado estão em área considerada de risco para tempestades entre sexta-feira e domingo, 17 a 19 de novembro. A Defesa Civil do Estado alerta para o risco de tempestades com intensas rajadas de ventos, que devem variar entre 60 e 80 km/h, e chegar a 100 km/h, e chuvas que podem atingir 100 mm, principalmente entre a tarde de sábado e o domingo. A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria cria essas condições para temporais.

      O boletim informa que há riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências com raios, vento forte e granizo e orienta a ter atenção às áreas vulneráveis. Entre as orientações também estão certificar-se de que objetos soltos em áreas externas estejam guardados para evitar danos e acidentes. Também recomenda-se reduzir a velocidade no trânsito, com atenção para possíveis bloqueios viários causados por quedas de árvores e alagamentos, e manter distância segura de outros veículos.

      Planejamento para lidar com eventos extremos

      A Defesa Civil de Campinas organizou um encontro “Reunião para discussão da onda de calor e alerta de fortes chuvas” para a manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, com a participação do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Corpo de Bombeiros, a CPFL, a Sanasa, Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e as Secretarias Municipais de Serviços Públicos e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Sala de Resiliência e Desastres da Defesa Civil, no Paço Municipal.

      O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explica que será feita uma atualização de procedimentos para atuar em meio às ondas de calor e organizar os preparativos ante aos alertas de fortes chuvas. “Vamos avaliar os impactos da onda de calor nesta semana. O Cepagri vai fazer uma atualização do clima, explicar sobre os extremos climáticos.”, comenta Sidnei.

      Orientações de segurança

      A Defesa Civil orienta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, porque existe risco de queda de árvores e descargas elétricas. Também recomenda evitar áreas alagadas e não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos eletrônicos não devem ser usados ligados à tomada.

      Em caso de quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone 199. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil caso o imóvel tenha sido afetado pela chuva.

      Alerta pelo celular

      Como medida de prevenção, as pessoas podem se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito. Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Começa a campanha “Natal Solidário” do Setcamp; Veja como doar itens para famílias carentes

      [adinserter block=”4″]


      [adinserter block=”5″]