Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Campinas resolve tomar providências e identifica 8 cidades que abandona pessoas nas ruas daqui

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Finalmente a prefeitura de Campinas resolveu tomar uma providência enérgica contra o envio de pessoas em situação de rua para a cidade. Para isso, foi lançado nesta segunda-feira, dia 06/05, a Operação Retorno.

      Foi identificado que as cidades de Bauru, Bragança Paulista, Hortolândia, Jaguariúna, Limeira, Poços de Caldas, Serra Negra e Valinhos enviam pessoas em situação de rua para Campinas e com um roteiro já pré-estabelecido.

      A Guarda Municipal já identificou situações envolvendo as cidades acima, mas trabalha para identificar outras. O Ministério Público já tem ciência do caso.

      A operação visa responsabilizar as prefeituras que estão enviando pessoas em situação de rua para Campinas e restabelecer o laço dessas pessoas com suas famílias.

      Para isso o programa Recâmbio foi reforçado. Ele oferece suporte e financiamento para o retorno dessas pessoas às suas comunidades e famílias de origem. No ano passado, 291 pessoas foram beneficiadas pelo programa.

      Além de oferecer passagens, o programa Recâmbio também fornece abrigo transitório e realiza uma série de ações, como entrevista social, diagnóstico investigativo, sensibilização do usuário, localização da família, contato com a rede local, elaboração da documentação necessária para o embarque do usuário, referenciamento e auxílio no retorno dessas pessoas para as cidades de origem.

      “É importante destacar que estamos agindo estritamente nos princípios da lei. Essas pessoas são trazidas para cá de modo totalmente indevido e vamos responsabilizar as prefeituras que agem assim”, disse o prefeito Dário Saadi no lançamento da Operação Retorno.

      Há casos de pessoas que estavam com roteiros em mãos, explicando detalhadamente como chegar em Campinas e pedir auxílio. O envio de pessoas em situação degradante é crime.

      Da Redação ODC.
      Leia também:
      Prefeitura de Campinas inicia campanha para arrecadar donativos para Rio Grande do Sul