As respostas sem pé e nem cabeça dadas pela Emdec na matéria feita por um canal de televisão de Campinas sobre a idade da frota de ônibus da cidade no mês passado aterrorizaram quem acompanha os problemas do sistema há tempos.
A sorte é que a resposta da Emdec para justificar a idade da frota tão alta foi exageradamente esdrúxula e merecia ser questionada. Além disso, a contabilização da renovação foi vexatória.
Na entrevista, a Emdec alegou que foram trocados mais de 220 ônibus em cinco anos, porém é importante lembrar que cinco anos inclui uma parte do governo anterior, que em oito anos trocou menos da metade da frota. Até aí não há problema, pois segue-se o que está em contrato.
O problema é a contabilização feita e as justificativas de ações, como menos de 30 multas em cinco anos, como se fosse um enorme número, e que tudo “deverá” ser resolvido com a licitação do setor. Desses 220 ônibus que a Emdec alega que foram trocados, 125 são da administração anterior, que já foi muito ruim nesse setor.
Os atrasos da licitação do transporte em Campinas são culpas únicas e exclusivas da administração municipal e seus setores responsáveis. Desde 2018 tenta-se licitar o setor e desde então tudo vai sendo empurrado com a barriga.
E desde então os problemas do transporte são respondidos com isso: “a licitação vai resolver”. Isso é grave e mostra que a prefeitura não está preocupada com o transporte, algo que é muito importante para a população.
Mas fica a pergunta: E a licitação?
Da Redação ODC.
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