Comércios terão cartazes com proibição de venda de bebida alcoólica a menores em Campinas

Publicado em:

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) de Campinas lança na quarta-feira, 6 de dezembro, às 10h, no plenário da Câmara Municipal (Av. Eng. Roberto Mange, 124 – Ponte Preta) a campanha “Bebidas alcoólicas quanto mais jovem, pior”, com divulgação por meio de cartazes nos estabelecimentos comerciais do município. Em Campinas a meta é reforçar junto aos comerciantes a proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos e alertar sobre os riscos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Campinas.

“O foco na conscientização sobre as consequências negativas do consumo de álcool adolescentes e crianças é crucial. Problemas como doenças hepáticas, cardiovasculares, neurológicas, além de questões de saúde mental como depressão e ansiedade, são agravados pelo uso precoce de álcool. Além disso, há um impacto direto em questões de segurança, como o aumento de violência e acidentes de trânsito”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

A campanha “Bebidas alcoólicas quanto mais jovem, pior” é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa conscientizar os jovens sobre os riscos do consumo excessivo de álcool. Foi lançada nacionalmente em fevereiro de 2023, durante o período de Carnaval. O objetivo é alertar os jovens sobre os danos que o álcool pode causar à saúde física e mental, como doenças hepáticas, cardiovasculares, neurológicas, depressão, ansiedade, violência e acidentes de trânsito.

A campanha é uma das ações do Plano Nacional de Redução do Consumo Nocivo de Álcool, que foi lançado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022 e tem como meta reduzir em 10% o consumo entre os brasileiros até 2025.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Ceprocamp abre 150 vagas para cursos técnicos gratuitos em nível médio; Veja como se inscrever

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré