Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Cruzamento na região do Parque Prado em Campinas recebe novo conjunto semafórico

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Quem circula no eixo da avenida Washington Luiz, na região do Parque Prado, terá mais segurança ao atravessar o cruzamento da avenida Washington Luiz e rua Lux Aeterna com as vias Visconde de Porto Seguro (Estrada da Coudelaria) e Bartira. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um novo conjunto semafórico no local, que conta com câmeras para detecção do fluxo veicular e otimização do tempo semafórico.

      O equipamento vai começar a funcionar nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a partir das 10h. O início da operação pode ser reprogramado, a depender das condições climáticas.

      A semaforização do cruzamento ampliará a segurança na circulação de pedestres, ciclistas e condutores na região, além de ordenar o trânsito. O cruzamento apresenta alto fluxo de veículos e a região conta com diversos estabelecimentos comerciais, além da ciclovia da Washington Luiz, com 1,4 km, no canteiro central. Também recebe travessia de estudantes da instituição Tempo de Educar e está próximo ao Shopping Prado Boulevard.

      Pelo local, circulam as linhas do transporte público coletivo 408 e 408.1 (Parque Jambeiro) e 489 (Parque Jambeiro / Terminal Mercado – Corujão). A sinalização está sendo reforçada nas aproximações dos semáforos. O investimento nos equipamentos semafóricos é fruto de contrapartida pela instalação de empreendimento na região.

      Neste período de adaptação, agentes da mobilidade urbana da Emdec vão monitorar o trânsito na região. Técnicos responsáveis pelos semáforos vão acompanhar a operação dos novos equipamentos e realizar ajustes nos tempos de estágios, caso necessário.

      Tecnologia “inteligente”

      Câmeras interligadas a um sistema de detecção do fluxo veicular foram instaladas nos conjuntos semafóricos. Os semáforos “inteligentes” contam com sistema que ajusta o tempo de permanência na fase verde, com base na quantidade de veículos registrada na via, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica.

      Além de favorecer a fluidez do trânsito e diminuir o registro de lentidões, os semáforos “inteligentes” diminuem os períodos de pico e inibem o desrespeito às fases semafóricas.

      Os equipamentos não têm como finalidade a fiscalização de trânsito. Assim, eles não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Vagabundos tentam quebrar vidro de estação do BRT em Campinas