Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Dário anuncia ampliação do BRT do Ouro Verde com duplicação de frota e volta pela Rótula

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Como parte das comemorações do 250º aniversário de Campinas, o prefeito Dário Saadi anunciou, nesta sexta-feira (24/11), mais uma etapa da operação dos Corredores BRT, agora no Ouro Verde. A partir do dia 1º de dezembro, a linha BRT10 (Ouro Verde) passa a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central (Rótula).

      A operação atual, que conecta o Ouro Verde ao Centro, será ampliada. A frota ganha mais cinco ônibus, passando de quatro para nove veículos nos horários de pico, em dias úteis. Os intervalos serão reduzidos de 18 para 10 minutos nos picos. E a linha, que hoje circula em dias úteis, passa a operar aos sábados, domingos e feriados, ou seja, de segunda a segunda, das 4h40 às 0h35.

      “Vamos para mais uma empreitada para que os usuários experimentem o BRT e usufruam de mais conforto e agilidade em seus deslocamentos. Considerando o tamanho da operação, a última fase do BRT Campo Grande foi um grande avanço. Essa experiência certamente serviu para aprimorar as próximas etapas, incluindo essa nova fase no Ouro Verde”, destacou o prefeito Dário Saadi.

      O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, explicou que “a nova etapa da operação do BRT Ouro Verde amplia o atendimento na região central. Constatamos que muitas pessoas estavam utilizando outras linhas porque a BRT10 finalizava seu trajeto no Terminal Central. Agora, com o atendimento ao Rótula, a expectativa é de ampliação do número de passageiros”, disse. “Serão mais ônibus e intervalos menores, mais qualidade e eficiência para que os passageiros cheguem ao seu destino de forma mais rápida”, completou.

      Corredor Central

      No Corredor Central, serão atendidos pontos de parada na Irmã Serafina (Allan Kardec), Anchieta (Prefeitura e CPFL), Orosimbo Maia x Sacramento, e Terminal Mercado. Pelo itinerário ampliado, a linha BRT10 seguirá do Terminal Central para o Corredor Central, passando pela Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Terminal Mercado. Retornará, então, pela Senador Saraiva ao Terminal Central, retomando o trajeto pela João Jorge.

      A linha BRT10 segue atendendo aos terminais Ouro Verde, Santa Lúcia e Central; e às estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge. Para viabilizar a circulação da linha na região do Terminal BRT Mercado, a Emdec realizou obras de geometria para abertura de acesso na avenida João Penido Burnier.

      Ouro Verde terá novas linhas em 2024

      Agora, a expectativa, é que em janeiro, o prefeito anuncie uma nova fase da ampliação do BRT Ouro Verde. Está prevista a criação de duas novas linhas: BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos – Corredor Central), além da ativação do Terminal BRT Campos Elíseos.

      Também participaram do anúncio o secretário de Transportes, Fernando de Caires; os vereadores Arnaldo Salvetti, Higor Diego e Rodrigo da Farmadic; o diretor de Operações do Grupo Belarmino da Ascensão Marta Júnior, Heinz Kumm Júnior; os diretores da Emdec, Wilson Folgozi de Brito (Planejamento e Projetos), Luiz Carlos Sardinha (Operações) e Marta Pires Barbosa (Administrativo e Financeiro); além de gestores das concessionárias do transporte público coletivo VB1 e VB2.

      Histórico

      Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT Ouro Verde foi lançada no dia 31 de março. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. Desde a mudança, os usuários passaram a utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã; e o Centro no pico da tarde. Atualmente, a linha BRT10 atende, em média, 2,3 mil usuários por dia. Os números consideram dados da bilhetagem nas estações e contagem de usuários no embarque nos terminais.

      BRT Campo Grande

      A linha BRT Campo Grande (BRT20) foi a primeira com características BRT a entrar em operação em Campinas, em novembro de 2022. Em outubro de 2023, a operação do BRT Campo Grande foi ampliada. Foram criadas três novas linhas – as semiexpressas BRT21 e BRT26 e a paradora BRT25. Além disso, a linha BRT20, passou a atender todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula.

      Experimenta o BRT

      Para informar a população sobre a nova operação, a Emdec segue com a Campanha “Experimenta o BRT”. Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, serão realizadas abordagens educativas nos horários de pico, nos terminais Ouro Verde, Mercado, no Corredor Central e nas principais estações atendidas.

      A previsão é distribuir cerca de 5 mil folhetos informativos e 200 cartazes serão fixados em ônibus. Entre as ações de comunicação também estão incluídas faixas informativas sobre a nova operação e o atendimento às paradas serão fixadas nos terminais e estações e, também, em pontos do Corredor Central; peças de divulgação serão inseridas nos MUPI’s (Mobiliários Urbanos para Informação) dos abrigos.

      A operação gradativa dos corredores BRT vem oferecendo aos usuários mais agilidade e previsibilidade na circulação e pelos corredores, além de conforto no atendimento aos terminais e estações mais modernos.

      250 realizações

      A nova etapa da operação dos Corredores BRT integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

      Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Câmara de Campinas aprova programa que reduz impostos de quem investir no Centro da cidade