Editorial: O edital do transporte de Campinas não pode ser publicado neste ano. Pelo bem da população.

 Editorial: O edital do transporte de Campinas não pode ser publicado neste ano. Pelo bem da população.

O transporte público na cidade de Campinas infelizmente está nas mãos de pessoas que não entendem nada do que fazem, infelizmente. Os tais “técnicos” de transporte da Emdec nunca andaram de ônibus para conhecer de perto a realidade da operação e fazem tudo por mapas, sem sequer saber onde fica determinados bairros. Esse é um enorme problema e que poderá ficar ainda pior com a licitação do setor, que segue suspensa pela Justiça.

As incongruências das exigências descabidas fizeram como que o Ministério Público tomasse providências acerca do certame e pedisse explicações. Como que Campinas vai ter mais de 200 ônibus articulados elétricos, se ninguém no país tem capacidade de produzir isso. E se os veículos forem importados, quem vai pagar as altíssimas taxas de importação?

Querendo jogar tudo nas costas das novas operadoras, a prefeitura comete gravíssimos erros que vão custar muita paciência da população. Justamente por isso é necessário que essa licitação não saia neste ano, enquanto esse governo incompetente estiver no poder. Não é possível que uma empresa como a Emdec, cujo presidente é um engenheiro elétrico, conduza um processo licitatório tão grande que vai mexer com a vida de praticamente toda uma metrópole sem saber o que está fazendo.


O direcionamento do edital para as empresas envolvidas na mobilidade elétrica é evidente, e no alto de seu salto da arrogância, os tais técnicos da Emdec dizem que não voltam atrás nessa exigência, pelo contrário, poderão até exigir mais. É notório o desconhecimento desses técnicos quando citam a Eletra como possível fornecedora dos articulados elétricos. A empresa, localizada em São Bernardo do Campo, apenas produz parcas unidades para fins específicos. Seria o mesmo que uma grande rede de lojas pedir para uma dona de casa produzir um enorme lote de ovos de páscoa para abastecer o país inteiro.

É importante a presença da população na audição do Ministério Público que vai acontecer na sexta-feira da semana que vem. Todos poderão se expressar e mostrar sua indignação com um edital tão mal feito. É hora de protestar!

Da Redação ODC.

Outras notícias