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      Emdec tenta reduzir acidentes em pelo menos 50 pontos críticos de Campinas

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      Medidas que ampliam a segurança viária e minimizam o risco de sinistros (acidentes) foram realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em diversos pontos da avenida John Boyd Dunlop (JBD), que figuram entre os 50 pontos críticos de acidentalidade em Campinas. Realizadas entre julho e outubro, as obras de geometria (redesenho de vias) e sinalização ampliam a segurança na circulação de pedestres e estimulam a redução da velocidade pelos veículos.

      O entorno das praças Santa Catarina e Presidente Getúlio Vargas, na Vila Teixeira, recebeu medidas para reduzir a velocidade praticada pelos veículos nos raios de curva – estreitamento das faixas com zebrados e tachões. Além disso, foram instaladas tachas de LED fotovoltaicas (ativadas por energia solar), que ampliam a visibilidade dos condutores no período noturno. E novas faixas de pedestres foram sinalizadas.

      Já na altura da avenida José Pancetti, próximo ao hipermercado Enxuto, no Jardim Aurélia, foram implantadas novas travessias de pedestres, com a instalação de dois semáforos de advertência (piscantes) e novas rampas de acessibilidade. Acompanhados de sinalização vertical (placas), os “piscantes” alertam os condutores sobre a presença de pedestres, que cruzam a JBD a partir da altura da José Pancetti e da Antônio Carvalho de Miranda. A Emdec também reforçou as travessias existentes.

      O projeto também instalou “calçadas verdes” na rua Tom de Araújo, próximo à rua Heitor Lacerda Guedes e ao Terminal Satélite Íris. Sinalizadas ao longo do posto de combustível com pintura de solo e balizadores, as calçadas “verdes” são espaços de refúgio para a travessia segura de pedestres no local, que não conta com calçada. O espaço também recebeu tachas de LED para ampliar a visibilidade dos motoristas a noite. A sinalização existente foi reforçada e alguns retornos também receberam zebrados para minimizar conversões proibidas.

      A sinalização de faixas zebradas em raios de curva como forma de reduzir a velocidade veicular também foi realizada no entorno do Terminal Campo Grande, no Jardim Nova Esperança, próximo à rua Manoel Machado Pereira. Também houve reforço da sinalização das travessias existentes e sinalização de solo que indica a presença de radar e a velocidade máxima permitida.

      Confira o número de acidentes registrados nos locais que receberam as intervenções:

      pmc

      O ranking de pontos críticos aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorreram com mais frequência, entre 2018 e setembro de 2023. O ranqueamento considera a Unidade Padrão de Severidade (UPS), que define pesos distintos de acordo com a gravidade dos acidentes registrados.

      Mário Scolari

      Em setembro, a Emdec finalizou as intervenções no cruzamento entre a rua Tom de Araújo (marginal da avenida John Boyd Dunlop) e a avenida Prof. Mário Scolari, no Satélite Íris. Este ponto recebeu canteiros físicos (ampliação de passeios), novas travessias de pedestres e rampas de acessibilidade. Também foi implantado um binário de trânsito – sentido único nas ruas Josepha Júlia Doval de Oliveira e Profª Olga Álvares Schreiner, com o tráfego fluindo em direções opostas.

      Também receberam intervenções semelhantes, que ampliam a segurança viária, os seguintes pontos da avenida JBD: altura do “Balão do Londres” (Domício Pacheco e Silva x Oswaldo Oscar Barthelson) e da estação BRT Londres; próximo à Avenida Brasília e ao campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Jardim Roseira); entorno da Pirelli (Lúcio Esteves x Vicente de Marchi); próximo à rua Nivaldo Alves Bonilha e à estação BRT Bela Aliança (Satélite Íris); na altura do supermercado Pague Menos (Jardim Rossin); e no cruzamento das ruas Benedito Franco e Salvador Allende (Nova Esperança).

      No total, a Emdec investiu cerca de R$ 156 mil na sinalização horizontal, vertical e na implantação de rampas ao longo da avenida JBD. Já no projeto da rua Mário Scolari, que envolveu alterações mais complexas, foram investidos R$ 112,5 mil em sinalização e R$ 149,9 mil nas intervenções no viário (obras de geometria).

      Histórico e próximas etapas

      O projeto que contempla intervenções em pontos críticos de acidentes conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). A partir de março de 2022, técnicos da Emdec e da BIGRS fizeram vistorias na região para identificar as medidas necessárias.

      Nas próximas etapas, receberão intervenções semelhantes trechos das avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e pontos da região central, que também apresentam altos índices de acidentes.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
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