Equipe da Vigilância Sanitária interdita açougue que tinha 10 toneladas de carne em más condições em Campinas

·

·

·

Tags:

Uma equipe do SIM-POA (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal) interditou um açougue na região central de Campinas e apreendeu cerca de 10 toneladas de carne na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro. O serviço faz parte da Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde).

De acordo com Felipe Vita, chefe de setor do SIM-POA, as carnes foram encontradas em más condições de manipulação e armazenamento. Além disso, no local, era realizado manuseio dos alimentos para a preparação, por exemplo, de linguiças, kaftas e outros produtos. “Para produzir esses alimentos é preciso do selo SIM-POA”, explica.

Até o início da tarde, a estimativa era de que a apreensão seria de cerca de 20 toneladas. No entanto, na contagem final e carregamento do caminhão, ficou constatado que cerca de dez toneladas de carne foram apreendidas. Os produtos foram levados para o aterro.

O estabelecimento interditado estava sendo acompanhado desde o ano passado, quando houve uma denúncia contra o local. Além disso, uma nova reclamação foi feita neste ano. “A partir de agora, o açougue terá que providenciar as adequações apontadas, como as melhorias no armazenamento e o registro no serviço de inspeção para obter o selo”, disse.

SIM-POA

O SIM-POA inspeciona os estabelecimentos de produtos de origem animal no município de Campinas, acompanhando e verificando o cumprimento dos requisitos de boas práticas nos processos de produção, manipulação, conservação, acondicionamento, embalagem e rotulagem dos produtos com o objetivo de regularizar a produção, o processamento e a comercialização dos Produtos de Origem Animal no município.

O selo de inspeção autoriza a comercialização dos produtos em Campinas e garante que o produtor cumpre as boas práticas de qualidade.

Devem se regularizar os estabelecimentos que manipulam, beneficiam, industrializam, transformam, fracionam, embalam, rotulam e envasam produtos de origem animal e/ou abatem as diferentes espécies de açougue, de caça, anfíbios e répteis.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (19) 2515-7134 e sim.poa@campinas.sp.gov.br.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Dia Mundial do Câncer alerta para cuidados e prevenção