Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Festa do Boi Falô acontece nesta próxima sexta-feira, dia 29/03, em Barão Geraldo

      A tradicional Festa do Boi Falô será realizada na próxima sexta-feira santa, dia 29/03. O evento acontecerá na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 10 horas da manhã.

      No local, assim como em todos os anos, haverá o fornecimento da tradicional macarronada.

      A realização da Festa é da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas em parceria com a Subprefeitura de Barão Geraldo, com o Centro Cultural Casarão, com a Feira de Barão Geraldo, Associação dos Artesãos e Expositores da Feira de Barão.

      Além da macarronada, no local haverá contação de histórias, presença de artistas e diversas manifestações artísticas.

      Várias versões

      Por se tratar de uma lenda, há várias versões do Boi Falô e são contadas de diferentes maneiras. Moradores de Barão Geraldo, da Comissão Pró-Memória de Barão Geraldo, têm uma versão que não contém a figura do Toninho nem a do Barão Geraldo de Rezende. Segundo esses moradores do distrito, o episódio ocorreu no Capão do Boi, que era um pequeno bosque na entrada de Barão Geraldo, que foi derrubado para a construção, por volta de 1974, da Avenida Romeu Tórtima, no passado, conhecida como Avenida 1.

      Segundo eles, a versão da lenda tradicional é: Numa sexta-feira da Paixão, um capataz da fazenda Santa Genebra pediu a um caboclo, escravizado ou empregado (cada um fala de um jeito) que fosse buscar uns bois que ficaram deitados no Capão do Boi. O escravizado ou empregado foi até o Capão do Boi (em uma versão era um adolescente que levou o cachorro junto) com uma vara e lá chegando começou a tocar os bois. Com a insistência um dos bois falou “Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”.

      O rapaz, assustadíssimo, correu de volta para contar o fato ao capataz que não acreditou. Depois de brigar com ele, foi junto (a cavalo) até o Capão do Boi e mandou o rapaz tocar o boi. Ao ser tocado, o boi novamente disse: Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”. Assustados, o capataz e o rapaz retornaram para a fazenda e o capataz decidiu ir para sua casa, onde não saiu mais naquele dia.

      Serviço:

      28ª edição da Festa do Boi Falô
      Dia: 29/03, a partir das 10h
      Local: Praça do Coco no Distrito de Barão Geraldo
      Realização: Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Subprefeitura de Barão Geraldo, com o Centro Cultural Casarão, e com a Feira de Barão Geraldo.

      Da Redação ODC.
      Leia também:
      Campo do Corintinha terá encenação de “A Paixão de Cristo” nesta sexta, 29/03