Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Força-tarefa da Prefeitura de Campinas atende famílias de bairros após fortes chuvas

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Uma força-tarefa da Prefeitura de Campinas formada pelas secretarias de Habitação (Sehab), Serviços Públicos, Assistência Social e Defesa Civil atuam desde o início da noite desta quarta-feira, 15 de novembro, para atender as famílias que residem no Núcleo Novo Canaã e no Jardim Rosália e tiveram suas moradias atingidas pelo temporal que atingu o município neste feriado.

      Houve destelhamento, queda de árvores e alagamento. No total, nesses dois núcleos residenciais, 15 moradias foram atingidas.

      A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos está oferecendo abrigo temporário para as famílias. Até o momento, as famílias desalojadas não aceitaram ir para o abrigo e preferem ficar na casa de parentes e amigos. A SMASDH já entregou o Cartão Nutrir para cinco famílias. O valor do benefício é de R$ 116,48 (26 Ufic’s). A Assistência social ainda está atendendo as famílias para avaliar as providências necessárias para todas elas.

      No Núcleo Novo Canaã, duas moradias foram destelhadas, com a remoção das duas famílias residentes nos imóveis. No entanto, no local já estava prevista a remoção de mais 22 famílias por ocuparem uma área de risco – e o processo foi antecipado por conta das chuvas de ontem. As famílias estavam cadastradas pela Sehab e vão receber o auxílio-moradia emergencial de R$ 605 nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de novembro.

      No Jardim Rosália, foram 13 moradias atingidas, sendo 12 por destelhamento e uma com abalo estrutural. Uma criança de 2 anos ficou levemente ferida após ser atingida por um caco de telha. Ela foi levada pela família ao PS Padre Anchieta.

      Balanço de ocorrências

      A Defesa Civil de Campinas registrou 28 quedas de árvores, 11 destelhamentos, três quedas de galhos e duas erosões por causa das fortes chuvas e das rajadas de vento na tarde de quarta-feira, 15 de novembro. Os dados foram atualizados na manhã desta quinta-feira, às 10h.

      O vento chegou a 74,1 km/h no aeroporto de Viracopos, às 17h35 desta quarta-feira. O maior volume de chuva foi registrado no Jardim Satélite Íris I com 23,16 mm, seguido pelo Jardim das Bandeiras, com 13,2 mm.

      A região mais atingida foi a Norte, com nove quedas de árvores, nos bairros Três Marias, Cidade Universitária (Barão Geraldo), Vila Proost Souza, Jardim Regina, duas no Parque Via Norte, Chácara Cneo, Vila Réggio e Jardim Chapadão e oito destelhamentos, na Vila Réggio, no Jardim Regina e no Jardim Rosália.

      Houve quedas de árvores em todas as regiões da cidade. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão nas ruas desde à tarde de ontem fazendo a retirada de árvores e galhos, cortando e picando em pedaços, com prioridade para liberar as vias e passagens de pessoas.

      Orientação

      Em caso de fortes chuvas e ventos, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, para informar das ocorrências como locais com alagamentos, árvores que tenham caído, imóveis danificados por chuva ou vendaval e outras situações de risco causadas pelas intempéries.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também: Começa a campanha “Natal Solidário” do Setcamp; Veja como doar itens para famílias carentes

      [adinserter block=”4″]


      [adinserter block=”5″]