Uma roda de conversas na tarde desta quarta-feira, dia 12 de abril, marcou o lançamento do grupo de escuta, acolhimento e ajuda mútua para familiares de dependentes químicos, o ReparAÇÕES, na região do Jardim São Marcos, em Campinas. O evento contou com a presença de representantes do Coletivo Saber em Arte, da Paróquia São Marcos, do Educandário Eurípedes e da Rede Abraço.
“O novo grupo de apoio vem ao encontro de uma necessidade de famílias da região de São Marcos, oferecendo suporte e orientação para aqueles que enfrentam os desafios diários de conviver com um familiar dependente químico”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Ela acrescentou ainda que a iniciativa ReparAÇÕES “tem potencial para melhorar a qualidade de vida de muitas famílias, fortalecendo-as em seu processo de enfrentamento e recuperação”.
O grupo ReparAÇÕES foi criado usará as dependências da ABC, que concordou em fornecer um espaço para os encontros semanais às quartas-feiras, das 15h às 16h. O objetivo principal é acolher os familiares em busca de apoio e promover trocas de experiências no dia a dia com o dependente químico, uma vez que a situação afeta toda a família e pode levar a uma rápida desestruturação.
Durante as Rodas de Conversa, além da troca de experiências, os familiares receberão informações, esclarecimentos e orientações sobre a importância do apoio ao usuário no tratamento e como lidar com comportamentos agressivos e violentos.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Mercado Místico volta à Estação Cultura com Festival do Pastel