Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Grupo Samba de Gaveta faz show gratuito na Praça Carlos Gomes nesta sexta, dia 25/08

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Casa D’Italia de Campinas promove nesta sexta-feira, 25 de agosto, às 19h, no coreto da Praça Carlos Gomes, um Tributo a Adoniram Barbosa, com o grupo Samba de Gaveta. O evento integra o Projeto Seresta na Praça e faz parte das comemorações de aniversário dos 111 anos de Adoniran Barbosa.

      O show traz uma biografia cantada do pai do samba paulista e uma seleção de músicas inesquecíveis, como “Saudosa Maloca”, “Trem das Onze”, “Tiro ao Álvaro”, “Samba do Arnesto”, entre outros sucessos que vão levar o público a fazer uma verdadeira viagem no tempo.

      Além de se esmerar em harmonias de instrumentos e vozes de Adoniran, o Samba de Gaveta vai buscar, o tempo todo, a interação com o público. “Tenho certeza que esse repertório vai tocar o emocional das pessoas e despertar nelas suas melhores lembranças de uma mocidade vibrante, descontraída e alegre. Essa viagem encantada é imperdível!”, comenta Sinésio Jorge, um dos integrantes da banda.

      Exposição

      Além do show, permanece até o dia 31 de agosto na sede da Casa D’Italia, na Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, a exposição itinerante “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa”. A mostra reúne oito telas de grafiteiros da periferia de São Paulo inspiradas em músicas do compositor. As peças, produzidas como tributo ao sambista no ano passado, são assinadas por Pandora, Ana Kia, Fixxa, Tia Bob, Bie, Robs, Genesis e Pow.

      Cada tela tem 1,20m x 80 cm e está relacionada a uma canção de Adoniran. A exposição está percorrendo o interior paulista, por meio de uma parceira do Comitês SP (Comitê dos Italianos do Exterior de São Paulo) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, por intermédio do Museu Catavento e suas Fábricas de Cultura, além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.

      A exposição foi aberta oficialmente no dia 8 de agosto na Câmara Municipal de Campinas, data em que foi entregue um título de Cidadão Campineiro (in memoriam) a Adoniran – a honraria foi recebida pelo neto do compositor, Alfredo Rubinato, que também fez uma palestra sobre o avô, intitulada “Lembranças de Adoniran Barbosa.”

      Adoniran Barbosa

      Adoniran Barbosa, cujo verdadeiro nome era João Rubinato, nasceu no dia 6 de agosto de 1910, em Valinhos, São Paulo, quando a cidade era distrito de Campinas. Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato, ainda jovem mudou-se com a família para Jundiaí. Em 1924 vão morar em Santo André, na grande São Paulo, onde começou a trabalhar para ajudar a família. Com 22 anos foi para São Paulo, onde se empregou como vendedor de tecidos.

      Em 1935, emplacou a primeira composição nas rádios: “Dona Boa”, na voz de Raul Torres, uma marcha que venceu o concurso de canções carnavalescas promovido pela Prefeitura de São Paulo. Além das inúmeras músicas que compôs ao longo da carreira, também atuou como ator, participando em pelo menos 15 filmes e nove produções televisivas.

      Serviço

      Seresta na Praça: Tributo a Adoniran Barbosa com o grupo Samba de Gaveta

      Local: Coreto da Praça Carlos Gomes

      Data: 25 de agosto

      Horário: 19h

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também: Detran-SP bloqueia mais de 200 estampadoras de placas de carros por irregularidades