A Rodovia Santos Dumont passou a se consolidar como um importante corredor de deslocamento para a região de Sorocaba e de Piracicaba, para não depender totalmente da Rodovia Luiz de Queiroz na conexão com a Via Anhanguera.
Mesmo assim o movimento ainda era muito fraco, mas o suficiente para que houvesse um enorme número de acidentes, sobretudo nas ladeiras. Na baixada que sai da fábrica da Miracema até o atual Sesi, muitos acidentes vitimaram motoristas e passageiros.
O Aeroporto de Viracopos despontava como uma ótima alternativa ao paulistano Aeroporto de Congonhas, que naquela época já estava saturado e sem espaço para ampliação.

A transferência de passageiros para Viracopos deveria ser feita por uma ferrovia que iria ligar Congonhas à Campinas. O projeto existiu até o início dos anos 70, quando as coisas mudaram.
Mas voltando ao transporte público, diante da falta de uma alternativa rápida entre Campinas e São Paulo por conta da conexão dos aeroportos, as empresas da região começaram a se mexer para colocar opções de deslocamento.
Para Viracopos o transporte foi implantado pela empresa Viação Bonavita S/A com veículos rodoviários e mais tarde com a operação transforamda em suburbana, com veículos semi-urbanos.
O número alto de pessoas se deslocando no trecho entre Campinas e Indaiatuba fez com que a Viação Bonavita S/A colocasse um grande número de veículos para fazer o transporte. Muita gente usava-se desses veículos para descer nos bairros próximos à rodovia.
Já do lado da Avenida das Amoreiras e da Estrada do Santa Lúcia, os bairros começaram a aparecer, alguns deles muito distantes como por exemplo o Jardim Mauro Marcondes, localizado ainda depois das enormes fazendas próximas à Estrada do Friburgo.
A Estrada do Friburgo era a continuação da Estrada do Santa Lúcia com destino a Indaiatuba. A região mais distante com proximidade a Indaiatuba foi uma colônia alemã, com vários equipamentos.
Na região ainda é possível avistar um cemitério alemão, pouco antes de chegar na comunidade. O nome Friburgo vem de “Fribourg”, versão em alemão de Friburgo, uma comunidade suíça.
Para chegar lá, apenas por estradas de terra pois ainda não havia nada ao redor. Com o passar do tempo e a entrada dos anos 70, quando muitos migrantes chegaram à cidade, os bairros começaram a aparecer.
No próximo capítulo, vejam como foi a formação dos primeiros bairros na região do Ouro Verde, entre a Santos Dumont e a Estrada do Santa Lúcia.
Da Redação ODC.
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- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 31)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 32)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 33)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 35 – Final)