Jonas Donizette diz que pode liberar pista do BRT para ultrapassagem de carros no Ouro Verde

Publicado em:

Antes mesmo do sistema BRT começar a operar na cidade de Campinas, a prefeitura já está tendo o trabalho de desfigurar o projeto original. Por conta das reclamações de comerciantes que estão nas avenidas Ruy Rodriguez e Camucim, o prefeito Jonas Donizette disse que já está estudando a possibilidade de permitir que carros usem a faixa exclusiva dos ônibus para poderem fazer ultrapassagens, já que nessas vias ficará apenas uma faixa para ônibus e uma para carros.

Essa possível decisão vai totalmente de encontro com o propósito do BRT, que é justamente deixar ao menos uma faixa livre para os ônibus, para desestimular as pessoas a usarem seus carros e migrarem para o sistema de transporte público. É comum que as vias laterais fiquem congestionadas nas horas de pico enquanto a do ônibus fica livre, já que a prioridade de circulação é justamente o transporte coletivo.

Ao abrir uma exceção, mesmo que seja apenas para ultrapassagem, seria necessário um efetivo sistema de fiscalização para garantir que os carros não invadam a faixa para poderem circular sobre ela, o que é muito difícil. Uma vez que a pessoa entra na faixa exclusiva, dificilmente sai dela, a não ser que haja algum item de fiscalização, como câmeras. Isso exigiria um investimento que é totalmente desnecessário se o projeto original fosse mantido. E quem acredita que a prefeitura irá investir em fiscalização?

A decisão não está tomada, mas com a popularidade tão baixa e com essas propagandas fajutas tentando recuperar a popularidade, o prefeito Jonas Donizette atualmente tem falado qualquer coisa que seja para agradar seus eleitores. Mas para quem já está querendo fazer o BRT sem as desapropriações previstas, começar a liberar a via para carros não seria novidade. Vai ser uma tonelada de dinheiro jogada no lixo.

Da Redação ODC.

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré