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      Leitores do ODC escolhem a linha 316 como a que tem a frota mais antiga de Campinas

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      Na maior votação já registrada entre as pesquisas realizadas pelo ODC nas últimas semanas, a linha 316 – San Martin via CDHU Amarais X Circular Corredor Central foi escolhida como a que tem os ônibus mais antigos em operação. Em segundo lugar ficou a linha 115 – Adhemar de Barros X Terminal Central, que já tinha ganho como a linha com mais problemas em outra pesquisa. A terceira linha escolhida como as que tem os veículos mais antigos foi a 223 – Cidade Satélite Íris 3 X Terminal Central.

      A frota de ônibus urbanos de Campinas já é alvo de reclamação há muito tempo, desde que as empresas pararam de renovar os veículos após a impugnação do processo licitatório de 2005 por irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas do Estado. Há três anos a EMDEC está enrolando com o processo para licitar o sistema, o que trava a compra de novos ônibus. Sem saber se continuarão operando, as atuais empresas não conseguem fazer renovações maciças de suas frotas, como aconteceu até o ano de 2015. Desde então, apenas renovações pontuais estão sendo feitas com o objetivo de substituir veículos que não têm mais condições de operar.

      A licitação travada pela EMDEC deve continuar enrolada por tempo indeterminado. No final do ano passado o secretário de transportes, Carlos José Barreiro, tinha dito que o processo estaria pronto ainda neste primeiro semestre de 2019, porém até o momento sequer foi publicado o edital. Para piorar a situação, pessoas sem as devidas qualificações estão “trabalhando” há anos na elaboração do texto que deverá impactar a vida de milhares de pessoas que precisam do transporte coletivo urbano diariamente. Enquanto isso, a população sofre com um serviço de menor qualidade.

      Foram citadas linhas municipais e intermunicipais da região, porém a votação não representou nem 0,1%, por isso esses votos não foram contabilizados. Também não foram somados os votos referentes à reclamações do serviço, já que o objetivo desta pesquisa era verificar qual linha tem o maior número de reclamações por motivo de precariedade de frota.

      Confiram a classificação final:

      316 – 9,65%
      115 – 6,85%
      223 – 5,25%
      317 – 4,27%
      312 – 3,79%
      117 – 2,44%
      313 – 2,44%
      191 – 2,32%
      213 – 2,08%
      194 – 1,95%
      134 – 1,72%
      231 – 1,72%
      224 – 1,72%
      310 – 1,72%
      240 – 1,72%
      350 – 1,72%
      154 – 1,60%
      125 – 1,48%
      171 – 1,35%
      192 – 1,35%
      135 – 1,22%
      153 – 1,22%
      322 – 1,22%
      212 – 1,22%
      114 – 1,10%
      197 – 1,10%
      131 – 1,10%
      222 – 1,10%
      366 – 1,10%
      369 – 1,10%
      TODAS – 1,10%
      116 – 0,98%
      239 – 0,98%
      241 – 0,98%
      229 – 0,98%
      348 – 0,98%
      190 – 0,85%
      250 – 0,85%
      321 – 0,85%
      410 – 0,85%
      333 – 0,85%
      345 – 0,85%
      346 – 0,85%
      195 – 0,73%
      249 – 0,73%
      352 – 0,73%
      121 – 0,61%
      244 – 0,61%
      253 – 0,61%
      161 – 0,61%
      221 – 0,61%
      354 – 0,61%
      390 – 0,61%
      368 – 0,61%
      266 – 0,61%
      371 – 0,61%
      377 – 0,61%
      130 – 0,49%
      323 – 0,49%
      353 – 0,49%
      328 – 0,49%
      381 – 0,49%
      416 – 0,49%
      359 – 0,49%
      211 – 0,37%
      332 – 0,37%
      273 – 0,37%
      319 – 0,37%
      351 – 0,37%
      120 – 0,25%
      162 – 0,25%
      164 – 0,25%
      140 – 0,25%
      187 – 0,25%
      188 – 0,25%
      193 – 0,25%
      203 – 0,25%
      210 – 0,25%
      214 – 0,25%
      230 – 0,25%
      260 – 0,25%
      261 – 0,25%
      308 – 0,25%
      330 – 0,25%
      341 – 0,25%
      342 – 0,25%
      344 – 0,25%
      349 – 0,25%
      378 – 0,25%
      413 – 0,25%

      Da Redação ODC.