Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Licitação é apontada como solução para todos os problemas do transporte em Campinas. Será mesmo?

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A licitação do transporte coletivo em Campinas, apontada como a grande solução mágica para todos os problemas do setor, terá um novo capítulo no dia 20 de setembro, ou antes.

      Para esse dia está marcado o recebimento das propostas das empresas de ônibus interessadas em operar na cidade de Campinas, e a abertura dos mesmos, para que a população conheça cada uma delas.

      Mas isso acontecerá apenas se não houver mais nenhum embargo jurídico. Geralmente empresas que não concordam com os termos do edital de licitação ou que se sentem prejudicadas de alguma forma interpõem esses embargos para que o processo seja paralisado.

      Em caso de manutenção dos prazos, até o final deste ano todo o processo deverá ser finalizado e as novas empresas estarão nas ruas da cidade.

      O problema de tudo isso é justamente o prazo de cada fase, extremamente longo e que culmina justamente no ano de 2024, quando haverá eleições municipais e com certeza o prefeito Dário Saadi tentará uma reeleição.

      A Emdec levou quase dois anos para corrigir o edital feito ainda durante a péssima gestão Barreiro, que não se esforçou nem um pouco para tirar os embargos interpostos ainda em 2018.

      O edital da era Barreiro foi tão mal feito que parecia ter sido concebido para justamente ser barrado pela Justiça. O governo Jonas acabou, e a bomba ficou para a gestão seguinte, que manteve a letargia anterior.

      A esperança agora é que não haja mais embargos e que o processo continue nos seus prazos normais. A questão é: a licitação vai mesmo resolver todos os problemas do transporte em Campinas? Pois até o momento isso não tem dado mostras de que irá acontecer.

      O transporte de Campinas hoje é péssimo, muito mal gerenciado, cheio de ônibus velhos e a Emdec não está nem um pouco preocupada em melhorar nada, pois a preocupação dela agora é apenas inaugurar essas faixas vermelhas nas ruas para agradar ciclista correligionário.

      José Gaveta – Da Redação ODC.
      Leia também:
      Emdec bloqueará escadaria do Terminal Ouro Verde para obras do BRT