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      Mortes de motociclistas por acidentes de trânsito têm queda de 17% em Campinas

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      Principal vítima de sinistros (acidentes) no trânsito de Campinas, os motociclistas ou garupas apresentaram redução de 17% nos óbitos registrados nas vias urbanas, no período de janeiro a agosto de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram quatro vidas poupadas – 19 óbitos em 2023 e 23 em 2022. Apesar disso, o grupo ainda representa 40,4% do total de vítimas fatais registrado no período, em vias urbanas (19 de 47).

      É o que demostra o Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, produzido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pela gestão do trânsito urbano, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

      Diversas ações para fortalecer a segurança desse público e salvar vidas no trânsito foram temas de campanhas realizadas pela Emdec, reforçando principalmente o fator de risco excesso de velocidade e a importância do respeito aos limites estabelecidos nas vias. De forma permanente, são realizadas blitze de fiscalização e educativas voltadas para a segurança dos motociclistas. Eles também são o principal público da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que alerta para a importância do respeito aos limites de velocidade.

      “Os dados mostram que estamos no caminho certo. O propósito de ampliar a segurança nas vias de Campinas e salvar vidas norteia todas as ações que a Emdec realiza”, comentou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

      Também houve queda de 8% no total de óbitos em vias urbanas, registrado no período de janeiro a agosto. Foram 47 óbitos em 2023 e 51 no ano anterior. Entre as 47 mortes, estavam, portanto, 19 motociclistas ou garupas (40,4%), 17 pedestres (36,2%), sete ocupantes de demais veículos (14,9%) e quatro ciclistas (8,5%).

      Mortes de pedestres caem 11% nas vias urbanas

      Outro resultado positivo do boletim se refere à queda de 11% no total de mortes de pedestres registrados em vias urbanas. Entre janeiro e agosto de 2023, foram 17 mortes de pedestres contra 19 no mesmo período de 2022.

      Ações permanentes e educativas

      Entre as ações permanentes realizadas pela Emdec estão abordagens educativas voltadas para pedestres em cruzamentos com altos índices de sinistros e obras de geometria que reduzem a exposição dos pedestres ao risco, tais como as intervenções realizadas no entorno da avenida Mário Scolari, no Satélite Íris.

      Também se destacam programas de urbanismo tático, que priorizam a mobilidade ativa, como o “Revivacidade”, instalado no entorno da rua Delphino Cintra e, também, no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Vicente Ráo”. Entre as intervenções promovidas pelo “Revivacidade” está a ampliação de calçadas, que estimula a redução da velocidade dos veículos e diminuem o tempo de travessia dos pedestres.

      Alertas

      O Boletim Mensal de Óbitos no Trânsito também traz alguns alertas. Quando se considera o total de mortes registrado em vias urbanas e rodovias, no período de janeiro a agosto de 2023, houve aumento de 10%. Foram 103 vidas perdidas em 2023 contra 94 em 2022.

      Houve aumento de 33% no total de mortes de ciclistas em vias urbanas, no período de janeiro a agosto de 2023. Foram três vidas perdidas em 2022 e quatro em 2023. Também houve aumento de 17% no número de ocupantes de demais veículos mortos. Foram sete óbitos em 2023 e seis em 2022.

      Os dados são preliminares e podem apresentar alterações, uma vez que a Emdec considera como vítima fatal quem morre em razão das lesões decorrentes de acidentes de trânsito a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
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