Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Mudança de carreira: dicas para uma transição bem-sucedida

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      high angle shot of a woman working

      Transição de carreira é o ato de mudar tanto de área de atuação, quanto de profissão. Portanto, se uma pessoa ocupa o cargo de professor, mas almeja tornar-se coordenador pedagógico, também se trata de uma transição.

      Em todo caso, o desejo de mudança vem mediante a insatisfação, falta de oportunidade, infelicidade, desmotivação, estagnação e outros fatores que levam o interesse de transitar por novos ares.

      Porém, apesar dos sinais acima serem, sim, um alerta de que precisa buscar outros caminhos, não é aconselhado fazê-lo às pressas e sem planejamento. Então, prepare-se para as dicas que deve seguir para uma transição bem-sucedida. Confira!

      Como escolher uma nova carreira?

      Se após refletir sobre os aspectos citados acima, você percebeu que está mesmo na hora de mudar de área ou profissão, agora precisa considerar em relação a qual carreira seguir.

      Assim como a decisão de mudar, decidir exatamente para onde ir também não é uma escolha fácil. Quanto a isso, as dicas abaixo irão te auxiliar nesse momento, para que não se sinta inseguro ou até mesmo perdido.

      Identifique suas principais habilidades e interesses

      Trabalha em um escritório de advocacia, mas gosta de estudar sobre marketing? Atualmente, é professor, mas ama dedicar-se ao artesanato? Nesse caso, tais indícios podem ser um norte em sua transição de carreira.

      Como mencionamos, o desejo de mudança vem da insatisfação com a área, o que gera o total desinteresse pela rotina do cargo, e consequentemente, traz infelicidade.

      Então, a pergunta que fica, é:

      • Pelo que se interessa?;
      • Como seria uma rotina ideal de trabalho? Que exige criatividade ou um trabalho mais “mecânico”? E assim por diante;
      • Quais habilidades já tem e gostaria de explorar?;
      • Quais interesses e paixões deixou de lado para se dedicar a atual carreira?;
      • O que gosta de fazer?;
      • Sobre o que gosta de conhecer?

      A partir dessas respostas, irá começar a afunilar as áreas que combinam mais com os seus interesses e habilidades.

      Pesquise o mercado de trabalho da área desejada

      Depois do primeiro passo, pesquise a fundo sobre o mercado de trabalho das carreiras que mais te atraem. Afinal, ninguém almeja trocar seis por meia dúzia, certo?

      Por isso, é importante conhecer muito bem o terreno em vista antes de construir seu futuro nele. Abaixo, segue as principais dicas em relação à pesquisa de mercado de trabalho:

      • Procure informações em sites de carreira;
      • Aproveite as redes sociais para seguir perfis sobre a área;
      • Saiba quais como é a empregabilidade (pouca ou muita oportunidade, exigência de experiência, formações necessárias, etc.);
      • Avalie a remuneração por nível de experiência (Jr., pleno, sênior);
      • Conheça as atividades principais e secundárias da profissão, não apenas a parte “glamourizada” dela.

      Avalie os prós e contras

      O terceiro passo é colocar todas as informações coletadas nos dois primeiros passos e colocá-las em uma balança:

      • Quais são as vantagens e desvantagens das profissões em potencial?;
      • Quais são os prós e contras das áreas de interesse em relação à área atual?

      Lembre-se de não fazer nada sem ponderar e planejar. A reflexão é necessária para tomar a melhor decisão!

      Importante: quando estamos insatisfeitos com algo, toda oportunidade parece ser muito melhor. Porém, nem sempre isso é real, então, avalie criteriosamente as ocupações em potencial. Nesse caso, também é importante questionar:

      • Quais as insatisfações da sua atual carreira são problemas exclusivos dela?;
      • Se mudasse apenas de emprego, os problemas continuariam ou não?;
      • Há chances das mesmas insatisfações acontecerem também na carreira em vista?

      Afinal, como iniciar a transição?

      Agora, vamos à prática! Essas são as principais etapas a serem seguidas quando decidir mudar de carreira:

      Faça um planejamento financeiro

      Se estava há muitos anos exercendo uma profissão, e mudará para outra, terá de começar do começo. Então, é muito provável que o seu salário (e cargo) diminuam.

      Atualmente, conta com alguma reserva a qual consiga suprir todas as suas necessidades, mesmo se o salário de gerente cair para o de iniciante?

      Se não, considere começar a poupar dinheiro, ou então, em cortar certos gastos para diminuir as despesas. Ambos são necessários até que consiga alcançar a remuneração atual, se esse for o caso.

      Mostre a cara: pratique o networking

      Por mais conhecido que você seja em sua profissão, na próxima área, será um iniciante. Por isso, é fundamental se fazer presente, pois como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado.

      O networking é uma prática que envolve construir e se relacionar com uma rede de contatos profissionais para trocar informações, conhecimentos e ficar por dentro de novas oportunidades. Comece por:

      • atualize seu perfil e mantenha a constância no LinkedIn e Instagram profissional (se tiver);
      • adicione e interaja com profissionais da área;
      • participe de palestras, eventos e conferências;
      • converse com seus futuros colegas de profissão e mantenha contato (mas lembre-se de não ser invasivo e compartilhe seus conhecimentos e experiências com eles. A relação deve ser uma troca, combinado?)

      Modifique seu currículo

      Seu currículo deve ter o mesmo foco do seu objetivo atual. Então, caso almeje uma vaga no setor da beleza, não há necessidade de inserir sua experiência como auxiliar de cozinha de 10 anos atrás.

      A dica principal é: destaque suas competências, técnicas, conhecimentos e habilidades adquiridas nos empregos mais atuais, mas que sirvam para a nova área.

      Além disso, atualize seus cursos complementares, mostre que está buscando conhecimento, o que nos leva a nossa próxima e mais importante dica!

      Invista em cursos

      O estudo é importante, mas quando não há experiência, ele é ainda mais fundamental. Na verdade, é indispensável.

      Isso porque adquirir conhecimento em relação à nova carreira, além de te auxiliar a exercer a profissão, mostrará aos contratantes que está dedicado a se desenvolver profissionalmente.

      Nessa fase, é fundamental adquirir o máximo de conhecimento possível, portanto, invista, se possível, em mais de uma especialização.

      A pessoa que busca por uma vaga como secretária, por exemplo, além do curso de secretariado, é interessante investir em atendimento ao cliente, Word e Excel, pois são habilidades requeridas no cargo.

      Nesse sentido, cursos online são as melhores escolhas, pois têm horários flexíveis, preços acessíveis e liberdade geográfica, o que facilita iniciar mais de um estudo.

      Seguindo todas essas orientações, nem ao menos precisamos desejar boa sorte, pois as condições já estarão favoráveis ao seu sucesso sem precisar dela!