Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Novo pavimento na Avenida Anchieta deve suportar grande peso dos ônibus

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Secretaria Municipal de Serviços Públicos concluiu a obra de troca de pavimento na avenida Anchieta, região central de Campinas, em 250 metros de faixa de ônibus. O serviço, de fresagem profunda, teve início dia 18 de setembro e estava previsto para ser finalizado na segunda-feira, 2 de outubro, mas foi concluído antes do previsto. Ficou pronta na semana passada e a via foi liberada ao tráfego.

      O objetivo da obra foi fazer uma base reforçada e um novo pavimento, com mais resistência ao atrito e ao peso dos ônibus no asfalto e à umidade, por causa da proximidade com o córrego na região.

      O trecho da avenida Anchieta que recebeu o novo pavimento fica entre as vias Major Solon e Dona Libânia, próximo à avenida Orosimbo Maia, no Centro.

      Quando a obra começou, o então diretor interino do Departamento de Serviços Públicos, Matheus Meneguetti, disse que a previsão inicial era escavar 1,50 metro de profundidade do solo no trecho. “Durante o trabalho, encontramos uma base melhor do que esperávamos, bem sólida. Com 60 centímetros de escavação foi suficiente. Para o reforço da base foi feita a recomposição do solo com brita graduada tratada com cimento (BGTC) e RAP, a fresa do asfalto usinada e tratada, conhecida como asfalto reciclado. E por cima, a nova capa asfáltica”, explicou ele.

      O pavimento reforçado foi feito no corredor de ônibus. Na faixa dos demais veículos, foi feito o recapeamento tradicional, com retirada de cerca de 30 centímetros da camada superficial e depois aplicação de nova massa.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também: Colecionadores de selos fazem mostra na Mackenzie de Campinas nesta semana