Operações da Guarda Municipal no Centro de Campinas diminui números da criminalidade

·

·

·

Tags:

As ações do Programa Centro Mais Seguro da Guarda Municipal (GM), implantado em 23 de outubro de 2023, já começaram a refletir na redução das estatísticas criminais referentes à área central de Campinas.

A quantidade de delitos nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado foi menor do que no mesmo período de 2022, conforme apontam os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgados na última quinta-feira, dia 25 de janeiro, e baseados em registros de boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial.

Homicídio doloso teve uma redução de 50% e tentativa de homicídio de 100%. Dos crimes contra o patrimônio, o índice mais expressivo foi o de roubo de carga, que apresentou uma queda de 100%, seguido de furto de veículos, com redução de 38% e roubo de carro que caiu 16,66%. O indicador do crime de roubo recuou 8,61% e o de furto 12,17%.

O programa “Centro Mais Seguro” intensificou o patrulhamento na região central com guardas municipais que fazem a ronda na modalidade a pé entre 7h e 19h. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais sensação de segurança para a população que trabalha e circula no Centro, atendendo todo o período de abertura e fechamento do comércio, bem como aqueles horários em que as pessoas estão saindo do trabalho e estão nos pontos de ônibus. O foco também é coibir ações criminosas, como o tráfico de drogas e receptação de produtos ilícitos.

O último balanço de ações do programa, de 23 de outubro de 2023 até 14 de janeiro de 2024, aponta que a GM atendeu 3.615 ocorrências na região central. Em todo o período, as ações resultaram na apreensão de 3 quilos e 374 gramas de entorpecentes, R$ 4.463,22 em dinheiro, 383 quilos de fiação de cobre sem procedência e duas armas de fogo. A GM recuperou 13 veículos que eram produto de furto ou roubo. Além disso, seis carros irregulares foram recolhidos e encaminhados ao pátio da Emdec.

“A intensificação de patrulhamento no Centro será permanente. A Academia da Guarda Municipal está com cerca de 100 alunos em formação, que, em breve, vão aumentar o efetivo nesta região da cidade, trazendo ainda mais efetividade para as ações da GM”, destaca o Secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Mais três ônibus vandalizados na Rodovia Santos Dumont em Campinas. Quem vai pagar?