Os mais novos procedimentos estéticos para tratar as rugas e a flacidez da pele do rosto

 Os mais novos procedimentos estéticos para tratar as rugas e a flacidez da pele do rosto

Adiar procedimentos altamente invasivos é cada vez mais próximo da realidade de muitos pacientes que sofrem com alterações como rugas e flacidez. Isso ocorre por causa da evolução tecnológica, com aparelhos cada vez mais sofisticados, além da experiência médica e científica que utiliza associações para potencializar ainda mais os tratamentos a laser. “O uso de lasers em associação a outras tecnologias, como ultrassom e radiofrequência ou mesmo procedimentos como peelings, consegue muitas vezes reconstruir completamente as fibras de sustentação de colágeno e elastina, promovendo elasticidade, tônus e efeito lifting, além de atuar em várias camadas da pele em uma mesma sessão”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para saber o que há de mais novo em protocolos rejuvenescedores, consultamos experts em Dermatologia que confidenciaram as principais novidades:

Scarless para melhorar a textura da pele
Indicado para o tratamento de cicatrizes de acne e melhora da textura da pele, Scarless é a união da radiofrequência microagulhada Eletroderme com o laser Pro-Collagen. “A vantagem da união entre as duas tecnologias é o fato de cada uma delas agir em diferentes profundidades, promovendo melhora global dessas alterações”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De acordo com o médico, o procedimento inicia-se com a aplicação do Eletroderme, que promove o tratamento das cicatrizes mais profundas, retificando as fibras colágenas e melhorando a sustentação da pele. “As agulhas do Eletroderme penetram profundamente na pele, onde emitem ondas eletromagnéticas que promovem o aquecimento da região. Com a derme sendo aquecida até a temperatura de 70ºC ocorre o estímulo da produção de colágeno e a reorganização das fibras danificadas pela acne”, afirma. Logo após, realiza-se a aplicação do laser Pro-Collagen, que atua na derme superficial e na epiderme para melhorar os poros abertos e a textura irregular. “O equipamento age retendo água na pele e hipertrofiando os tecidos. Dessa maneira, ele aumenta a espessura da derme, enrijece os músculos e aumenta o volume dentro das células, promovendo preenchimento dessas alterações”, destaca o dermatologista. O recomendado é que sejam feitas quatro sessões com intervalos mensais entre cada uma delas, sendo que cada uma das sessões dura, em média, 20 minutos.

“Picopeel” para rejuvenescer e melhorar o viço
A nova tecnologia de laser de picossegundos, que chegou ao Brasil há pouco tempo, já é associada a peelings para potencialização de resultados de clareamento de manchas da pele e rejuvenescimento. De acordo com a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, o laser de picossegundos é um tratamento que permite rejuvenescimento holográfico, sem causar efeito térmico na pele do paciente. O procedimento é ideal para melhorar flacidez, rugas e poros abertos. “Ao entrar em contato com a pele em uma velocidade altíssima, o laser causa o que chamamos de LIOBS, uma ruptura óptica induzida pelo laser. E o estímulo ao novo colágeno para o rejuvenescimento é dado por esse microdano, possibilitando que o paciente não sofra com o efeito térmico do aquecimento, comum em outras tecnologias”, explica. Logo após, o peeling de ácido retinóico potencializa a ação de clareamento e rejuvenescimento do laser, uma vez que acelera a renovação celular da pele. “Isso traz melhora para o viço e luminosidade.” Em média, são indicadas 3 sessões com intervalo de 30 dias entre elas.


Up Face para conferir mais firmeza
Mais específico para flacidez, inclusive muscular, o Up Face é um protocolo que combina o ultrassom microfocado DermAction com a aplicação intraoral do laser Erbium, ambos da plataforma Solon. A vantagem da união entre as duas tecnologias é o tratamento global da parte inferior do rosto, com ação muscular, dérmica profunda e superficial para dar fim à flacidez e outros sinais da idade que surgem na região. O ultrassom microfocado entrega pontos de coagulação térmica em uma série de linhas em duas profundidades: tanto na derme profunda, quanto na camada muscular. “Trata-se então de um tratamento cuja ação é dentro da pele. Enquanto na derme profunda o equipamento age intensamente para estimular o colágeno perdido ao longo dos anos, na musculatura o aparelho promove o encurtamento das fibras musculares de forma simples e indolor”, explica o médico Dr. Abdo. Já o laser Erbium é aplicado de forma intraoral para rejuvenescer a pele de dentro para fora. “O laser Erbium intraoral age nos músculos faciais que ficam aderidos à mucosa interna da boca e promove um choque térmico no músculo que gera o encurtamento das fibras musculares com consequente contração e efeito lifting da pele”, afirma o médico. Com apenas uma sessão, o resultado é o tratamento completo da flacidez, com melhora também nas rugas periorais e do sulco nasogeniano.

Total Lift para rejuvenescimento completo da face
Para acabar com a flacidez, rugas e o famoso bigode chinês, o protocolo Total Lift, da multiplataforma Solon, confere firmeza, tonicidade da pele e lifting facial em apenas uma sessão. “Ele atua nas cinco camadas da pele (epiderme, derme, subcutânea, músculo e mucosa interna da boca), justamente porque o processo de envelhecimento acontece em todas as camadas da pele”, afirma o dermatologista Dr. Abdo. Por isso, para garantir um tratamento rejuvenescedor eficaz, é necessário unir tecnologias para atuar na pele como um todo. “Nesse protocolo, usamos o laser Intraoral, logo após o ultrassom microfocado DermAction, depois a radiofrequência microagulhada Eletroderme e, por fim, o laser Er:Yag Pro-Collagen. Isso garante a ação de estímulo de colágeno e retração do músculo nas camadas mais profundas e melhora da textura na superfície da pele, além de volumizar e preencher rugas”, diz o médico. O tratamento não exige pré nem pós-tratamento. “O tratamento é indolor, não invasivo e não ablativo, o que faz com que a rotina diária dos pacientes não seja alterada. É um tratamento possível de ser realizado em qualquer época do ano. A sessão dura aproximadamente 45 minutos e os resultados serão visíveis ao longo de três meses”, reforça o médico.

Ageless Wonder
Para usar em casa, o aparelho portátil Ageless Wonder é excelente para flacidez de pele, uma vez que promove uma ‘musculação facial’, tonificando músculos e promovendo firmeza. Segundo a dermatologista Dra. Natássia Pizani, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Ageless Wonder age aumentando o tônus da musculatura facial, no intuito de combater a flacidez e hipotrofia da musculatura, como um ginástica facial. “Aliando a tecnologia EMS a um inteligente processador de eletroestimulação facial, o dispositivo envia uma sequência de impulsos elétricos através de eletrodos posicionados sobre a pele de modo a causar contrações musculares involuntárias que ajudam na tonificação facial e rejuvenescimento”, afirma a médica. Durante as sessões, o paciente sente os músculos da área tratada contraírem e relaxarem, levando a expressões faciais involuntárias. É recomendado o uso quatro vezes por semana, durante 15 minutos em cada um desses dias e em cada área a ser tratada. Os primeiros resultados surgem após dez semanas de uso, de acordo com avaliações clínicas.

iPhoton
Outra opção para ser feita em casa é o tratamento de fotobioestimulação com o iPhoton, da Basall. Ele é composto por três sondas de LED removíveis, emitindo luz vermelha & infravermelha (efeito anti-idade), azul (antiacne) e verde (suaviza manchas). “Os efeitos benéficos da fotobioestimulação são amplamente reconhecidos pela Medicina para serem aplicados em inúmeros tratamentos. Essas luzes têm atuação sobre as mitocôndrias, estimulando a síntese de proteínas, como colágeno e elastina, contribuindo para efeito antiage e bactericida”, explica a dermatologista Dra. Natássia Pizani. O aparelho pode ser usado diariamente.

Fontes:

BASALL: A Basall é a única empresa brasileira focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para cuidados pessoais e estéticos, voltados para uso doméstico e profissional. Possui uma equipe especializada com médicos, profissionais da saúde, engenheiros e técnicos que trabalham constantemente para aprimoramento das tecnologias, tornando a Basall uma empresa à frente de seu tempo. Os aparelhos são cadastrados e certificados pela ANVISA e INMETRO, o que os torna eficazes e seguros para utilização de seus clientes.

São muitos anos de pesquisa para o desenvolvimento das melhores tecnologias como IPL, LEDs terapêuticos, criolipólise, radiofrequência, combate à acne, depilação, entre outros. O resultado são dispositivos eficazes para rejuvenescimento, regeneração da pele, emagrecimento, bem-estar e beleza. Dentre seus sucessos, estão o iPhoton, IPhoton Mask, iDental, iFrost, iAcne e iPilator. Conheça mais: www.basall.com.br / https://www.instagram.com/basallbrasil/

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

LMG: A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos e dermatológicos. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, cavitação e criolipólise em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon e o Total Sculptor.

Outras notícias