Postos de saúde de Campinas distribuem cartões a pacientes com suspeita de dengue

Publicado em:

Os postos de saúde da cidade de Campinas estão distribuindo cartões aos pacientes com suspeita ou casos de dengue confirmados. Ele serve para o monitoramento efetivo da enfermidade.

No cartão estão as seguintes informações:

  • Sinais de alarme que o paciente precisa ficar atento: tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio, sangramentos espontâneos, sensação de desmaio, palidez, diminuição da urina, dificuldade de respirar, manchas roxas na pele, agitação ou sonolência.
  • Orientações para evitar esforço físico, não realizar automedicação, orientação sobre tratamento completo, consumo de água e soro, e como amenizar dores nas articulações
  • Passo a passo sobre como preparar o soro caseiro para manter hidratação adequada.
  • Espaço de monitoramento, que compreende informações sobre unidade de atendimento, a classificação de risco do paciente, indicadores como plaquetas e sinais de alerta.
  • Área para mencionar se esteve em região com risco para febre maculosa antes dos sintomas, com objetivo de qualificar o diagnóstico e evitar possível confusão entre doenças

A cidade ainda está em epidemia de dengue e também já decretou estado de emergência pública. Até o momento foram detectados mais de 32 mil casos da doença.

Quem tive febre deve procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo para receber o diagnóstico. É importante não fazer automedicação e não ignorar os sinais de doenças, sejam ele quais forem.

Da Redação ODC.
Leia também:
Linha 192 muda itinerário após conflito em ruas na região do Jd. Campo Belo

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré