Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Prevenção ao envelhecimento da pele começa na juventude

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A pele feminina tem características peculiares que exigem cuidados especiais, voltados especificamente para as mulheres.

      Ela é mais fina do que a masculina e demonstra uma perda de elasticidade mais acentuada após a menopausa.

      Nos homens, que apresentam quantidade maior de testosterona, a pele é aproximadamente 20% mais espessa e oleosa, além de possuir também uma quantidade maior de colágeno.

      “Nos homens, o colágeno se reduz em uma velocidade constante. Já na pele feminina ele é afetado mais tardiamente, após a menopausa. É nesta fase que os sinais de envelhecimento ficam mais evidentes na mulher do que na pele masculina”, explica Aliny Regina Gallico, dermatologista e tricologista da Clínica Eclat, em Campinas.

      Já que as primeiras rugas aparecem mais cedo nas mulheres, o ideal é que alguns cuidados como higienização e hidratação sejam tomados desde a juventude, sempre tendo o cuidado de utilizar produtos específicos para cada tipo de pele.

      Segundo Aliny, três passos são suficientes para proteger a derme.

      “Independentemente da idade é preciso higienizar sempre o rosto pela manhã e antes de dormir. Logo em seguida, é recomendável usar um hidratante apropriado para o tipo de pele e, por último, um protetor solar pela manhã, que deve ser reaplicado a cada três horas”, orienta a dermatologista.

      Não se esqueça dos cabelos!

      Assim como o rosto, os cabelos também necessitam de atenção especial para que possam permanecer bonitos e sadios.

      Aliny enumera os cuidados essenciais que toda mulher deve ter com seu cabelo, um símbolo de sua feminilidade e beleza.

      1. Proteja os fios com uso de um condicionador antes da aplicação do shampoo;
      2. Evite ficar mais de dois dias sem lavar o cabelo, já que o sebo produzido no couro cabeludo pode atrapalhar a circulação sanguínea e a oxigenação dos folículos;
      3. Desembarace os fios com os cabelos secos. Quando estão molhados, ocorre uma perda de ligação entre as pontes de hidrogênio, propiciando a quebra dos fios;
      4. Comece a pentear/desembaraçar o cabelo de baixo (próximo da nuca) para cima (regiões da fronte e temporal);
      5. Sempre penteie as pontas antes da raiz. Ao fazer o caminho inverso (pentear da raiz para as pontas, “arrastando” os nós nos fios), o risco de quebrar o cabelo é maior;
      6. Quando comprar um shampoo, condicionador ou leave in, escolha produtos recomendados para o seu tipo de cabelo, mas sem sulfato, parabenos e metais pesados.