São Paulo em família: atrações e atividades para todas as Idades

·

·

·

Tags:

aerial photography of city skyline

Mora na capital paulista ou está a passeio, mas não sabe quais são as melhores opções para fazer em família? 

Neste artigo, daremos dicas dos mais variados tipos de atrações e atividades, pois sabemos que cada família tem um estilo diferente, desde as mais tranquilas, às que gostam de aventura, e óbvio, o tipo que todo mundo ama: rolês gastronômicos! 

São Paulo é uma cidade repleta de possibilidades, por isso, contar com listas como esta facilita muito na hora de escolhê-las. Sabe aquele tempo que demoramos para escolher algo legal? Ao invés disto, gaste no passeio! Preparado? 

Rolês em parques (de todos os tipos!)

Foto: Jornal São Paulo

Parque da Independência

O passeio no Parque da Independência encanta adultos e crianças. Ele fica próximo ao Museu do Ipiranga e ao Museu da Zoologia, e por isso, vale a pena visitá-los para aproveitar o programa. 

Além disso, o parque ainda conta com uma “pista” — ótima para os pequenos que curtem skate, patins, bicicleta e patinete —, um jardim francês lindíssimo, áreas verdes para passeio, descanso e piqueniques, playground, e o Monumento à Independência, o qual os visitantes usam como mirante. 

  • Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga
  • Parque aberto diariamente das 5h às 20h
Reprodução: Mari pelo Mundo

Parque da Mônica

O parque da Mônica é um ambiente temático, mas imperdível até mesmo para as crianças que não são fãs da Turma. Afinal, é um parque inteiro com uma temática infantil que mais parece ter saído de um desenho, ou melhor, de um gibi. 

São muitas, muitas atrações mesmo, e vão desde playgrounds gigantescos até experiências mais diferentes como:

  • a Cozinha da Magali, na qual ensinam de onde ver alguns alimentos e dicas sobre alimentação saudável;
  • a Montanha-russa do Astronauta;
  • o quarto do Cebolinha, onde há um caso de mistério para as crianças solucionarem;
  • o Ateliê da Marina, cheio de atividades artísticas;
  • carrinho de bate-bate;
  • pescaria do Chico Bento;
  • escalada do Piteco;
  • passeio na roça do Chico Bento;
  • castelos de príncipes e princesas
  • e muito mais! 
Divulgação

Wet n’ Wild (parque aquático)

Nos dias de calor, que tal um pulo não só em uma, mas em várias? 

O Wet n’ Wild fica em Itupeva, pertinho da capital paulista, e possui mais de 25 atrações aquáticas para todas as idades e gostos: desde as atrações infantis e tranquilas, às mais radicais, incluindo o tobogã cápsula mais alto do mundo. 

Então, a diversão é garantida para todo mundo! Quanto aos menores, eles aproveitam igualmente. Uma das várias atrações para eles, é esse playground enorme dentro de uma piscina, confira: 

  • Rodovia dos Bandeirantes, s/n – Km 72 – Zona Rural, Itupeva/SP
  • Quarta a domingo, das 11h às 17h 

Rolês para quem curte animais

Foto: Ipiranga Feelings

Zoológico de São Paulo

Zoológicos são passeios perfeitos para se fazer com todas as idades, afinal, não é todo dia que uma pessoa, principalmente que vive em cidade grande, tem a oportunidade de conhecer os animais pessoalmente.

O Zoológico de São Paulo tem animais de muitas espécies, que podem ser vistas de perto. Além disso, há atrações bem interessantes, como:

  • os Pequenos Notáveis, uma visitação aos pequenos animais pertencentes a nossa fauna;
  • exposição de anfíbios;
  • um serpentário;
  • espaço imersivo educativo no mundo dos axolotes, um anfíbio super curioso. 

Dica: E para quem tem curiosidade de saber como é a vida noturna em um Zoo, tem a chance de participar da Visita Noturna e saber como vivem os animais de hábitos noturnos. 

Uma experiência e tanto, mas não para por aí: há um espaço que recria o ambiente em que dinossauros viviam na Era Mesozóica, com réplicas de tamanho real. 

  • Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda
  • Todos os dias, das 9h às 17h.

Aquário de São Paulo 

Outro passeio para quem gosta de animais, é a ida ao Aquário de São Paulo. Sobre ele, não há muito o que falar, pois não há propaganda melhor do que apenas saber que verá tubarões e ursos polares de pertinho, não é mesmo? 

O espaço é grande, com 15 mil m² e 4 milhões de litros de água, mas a experiência de ver diversas espécies de animais aquáticos é ainda maior. 

O fundo do mar é um ambiente pouco familiar para nós, mas com certeza, lindo, interessante e encantador. E é claro, um programa sensacional para toda a família no quesito beleza, curiosidade e educação. 

  • Rua Huet Bacelar, 407
  • De segunda a domingo das 9h às 17h.

Rolês intelectuais

Museu da Imaginação 

Engana-se quem pensa que museus não são interessantes às crianças ou aos adolescentes, pois casos como o Museu da Imaginação superam as expectativas de todos.

Ele é lúdico, interativo, educativo e desenvolve habilidades corporais, sociais e cognitivas, com experiências nas quais os visitantes podem brincar, pular, correr, experimentar e muito mais. 

A visita inclui espaços de experiência: Pequenos Construtores, Casa da Árvore, Bolas Malucas, Estação da Música, Pense Bem! Espaço Oficinas Sala de Inovação. E exposições imersivas, interativas e educativas sobre física, arte, ciência, história e matemática. 

  • Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa de Baixo, São Paulo
  • De terça a domingo, das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30

Biblioteca de São Paulo 

A Biblioteca de São Paulo é mais do que uma biblioteca comum, apesar do acervo variado de mais de 30 mil exemplares. Ela é, além de um espaço para leitura e empréstimo de livros, um espaço de lazer com computadores, jogos, ambientes para ver filmes, ouvir música, e de contação de histórias.

Por isso, essa é uma opção para dias nos quais a família quer curtir um passeio mais tranquilo, sem ser ao ar livre, mas também sem deixar de aproveitar bastante. 

  • Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo
  • De terça a domingo, das 09h30 as 18h30

Rolês gastronômicos

Brunch 

Nossa última dica de atividades gastronômicas é um brunch.

  • Domingos, das 13h às 16h

O brunch pode oferecer, além das opções das famosas opções de um café de hotel tradicional, opções com frutos-do-mar, ostras, estações gourmets, com chefs cozinhando na hora, e estações de carne. 

Tudo isso, no belo espaço que um hotel oferece, com bebidas inclusas que vão desde sucos e refrigerantes aos vinhos e espumantes. 

Depois de todas as alternativas de passeio, imaginou que uma delas fosse passar um dia desfrutando das melhores comidas em um hotel, mesmo sem precisar se hospedar? 

Se não, agora sabe que Brunch em São Paulo é uma das muitas possibilidades da capital paulista. 

Restaurantes temáticos 

Restaurantes não são novidade no roteiro de passeio das famílias, não é mesmo? Porém, em São Paulo, há vários estabelecimentos temáticos, tantos que, neste espaço, seria impossível citar todos. 

As opções estão relacionadas desde a filmes, como Harry Potter, a temática de games, medieval, zoo, fundo do mar, dinossauro, vintage, circo, Broadway, e muitos outros. 

Caso queira conhecer cada um deles ou pesquisar por mais opções até encontrar o tema que mais combina com você e sua família, procure por “restaurantes temáticos em São Paulo”, e se surpreenda. Aliás, e divirta-se!