Satélite Íris ganha mais 3 linhas alimentadoras ao BRT e outras têm novos horários

·

·

·

Tags:

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou mais três linhas alimentadoras, que circularão na região do Campo Grande para promover a integração do bairro Satélite Iris I ao BRT. A partir desta quarta-feira, 20 de dezembro, entra em operação as linhas 236, 237 e 238, que farão a ligação do Satélite Íris I ao Terminal Satélite Íris.

Os trajetos das linhas 236 e 237 são complementares para atender ao bairro como um todo. E a linha 238 fará o atendimento unificado das duas linhas, mas aos finais de semana.

As linhas 236 e 237 vão circular em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. Terão um veículo na frota e intervalos de 25 minutos. A 236 terá a primeira partida do Terminal Satélite Íris às 4h10 e a última às 20h20. Já a primeira e última partidas da 237 será às 4h22 e às 20h32.

O atendimento da 238 será apenas aos domingos e feriados, ao longo do dia, com a primeira partida do Terminal Satélite Íris às 4h15 e a última às 0h25. Os intervalos serão de 30 minutos e a frota terá dois veículos.

Com a criação das alimentadoras, a linha 231 (Satélite Íris I) deixa de operar aos domingos e feriados, também a partir desta quarta (20/12). E em dias úteis e sábados, a frota foi readequada para dois veículos, que considera a demanda atual de usuários. O atendimento será realizado pela linha 238.

Confira abaixo as vias que terão pontos de parada:

  • Linha 236: Heitor Lacerda Guedes, Alcídio Rodelli, Ivaho Mizukami, João Luíz Cristino, Pastor Samuel de Campos Chiminazzo, Dante Erbolato, Dr. Carlos Macia, Antônio Carlos do Amaral, Setenta e Quatro e Geraldo Campos Ferreira.
  • Linha 237: Dr. Carlos Macia, Caio Graco Prado, Wanda de Castro Mendes, Virgílio Bau, Alcídio Rodelli, Reverendo José Coelho Ferraz, Antônio Carlos do Amaral, Padre Jean Francois Jobard, Deputado Luiz Eduardo Magalhães, Mário Scolari, John Boyd Dunlop, Nadir Dias de Oliveira, Osvaldo Gallerani, Dante Erbolato, Pastor Samuel Chiminazzo, Alcídio Rodelli.
  • Linha 238: Heitor Lacerda Guedes, Alcídio Rodelli, Ivaho Muzaki, João Luiz Cristino, Pastor Samuel de Campos Chiminazzo, Dante Erbolato, Dr. Carlos Macia, Antônio Carlos do Amaral, Setenta e Quatro, Geraldo Campos Ferreira, Caio Graco Prado, Wanda de Castro Mendes, Reverendo José Coelho Ferraz, Padre Jean Francois Jobard, Deputado Luiz Eduardo Magalhães, Mário Scolari, John Boyd Dunlop, Nadir Dias de Oliveira e Osvaldo Gallerani.

Novas alimentadoras

Em outubro, com a nova operação do BRT Campo Grande, outras cinco novas linhas alimentadoras foram criadas pela Emdec para promover a integração dos bairros às linhas BRT: 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III) e 235 (Residencial Sirius). E no último dia 6 de dezembro, foi criada a linha 243, que liga o bairro Princesa D’Oeste ao Terminal Satélite Íris.

Com a criação da 236, 237 e 238, já são nove alimentadoras criadas ao todo. Juntas, as linhas 227, 232, 233, 234 e 235 transportaram, em novembro, cerca de 3,3 mil passageiros em dias úteis. E a linha 343, criada em dezembro, está transportando em média 190 passageiros por dia útil.

A criação de novas linhas alimentadoras antecipa o futuro sistema de transporte público coletivo, que será tronco-alimentado. O intuito é que os usuários migrem das linhas convencionais para as linhas alimentadoras e, a partir do Terminal Satélite Íris, utilizem uma das linhas BRT (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26). Essa integração viabiliza um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações aos usuários

Folhetos informativos estão sendo distribuídos aos usuários para informar sobre a nova operação e cartazes foram fixados nas linhas da região. Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

As informações são da Emdec.
Leia também:
Obras de acessibilidade são concluídas no Terminal Barão Geraldo em Campinas