Serviço PAI recebe seis novas vans zero quilômetro


Em mais uma ação de renovação da frota do PAI-Serviço, a Prefeitura anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 25 de outubro, a chegada de seis novas vans, em substituição a veículos mais antigos. Os novos carros do serviço, que oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entrarão em operação nesta quinta-feira, dia 26 de outubro. No total, a frota conta com 53 vans adaptadas e um ônibus acessível.

“São mais de 600 viagens por dia, pelo PAI-Serviço”, destacou o prefeito Dário Saadi, durante entrega dos novos veículos nesta quarta-feira, na VB Transportes e Turismo Ltda. “É mais qualidade e dignidade no transporte das pessoas que precisam de transporte com acessibilidade”, destacou, sobre a renovação.

“É importante chamar a atenção ao número de usuários, temos mais de 1.500 cadastrados”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “E essa renovação de frota vai melhorar muito a operação e a qualidade do serviço”, explicou.

Cada nova van é adaptada para três lugares para cadeirantes, além de acompanhantes. Os carros têm carroçaria Sprinter e chassi Mercedes-Benz 417 CDI, com ano 2023/2024. O investimento é de R$ 2.100.000,00, feito por uma concessionária, a VB e pelo consórcio UrbCamp.

Com a renovação, a frota do PAI-Serviço oferece 142 lugares, todos com acompanhantes. As 53 vans adaptadas e um ônibus acessível dividem-se em 25 vans com dois lugares para cadeirantes (total de 50 lugares), 28 vans para três cadeirantes (84 lugares) e um ônibus para oito cadeirantes. O PAI-Serviço é subsidiado pela administração municipal, com custo mensal de cerca de R$ 1,3 milhão.

Também acompanharam a entrega os vereadores Edvaldo Cabelo e Marrom Cunha; o diretor de Comunicação e Marketing do SetCamp, Paulo Barddal; e os executivos Belarmino de Ascensão Marta, presidente do Grupo Belarmino, do qual a VB Transportes faz parte; e os diretores do grupo Belarmino da Ascençao Marta Júnior, Heinz Kumm Júnior e Fábio Figueiredo, além de outros executivos. “A gente tem que atender aos anseios da população”, falou Belarmino da Ascenção Marta Júnior.

Em 2023, serviço chegou a 12 mil viagens ao mês

Oferecido nos moldes atuais desde 2006, o PAI-Serviço atingiu o patamar de 12 mil viagens ao mês em 2023, com um acréscimo de 20% nas solicitações. Em média, são 600 viagens por dia. Os números são relevantes: em 2022, foram realizadas 107.649 mil viagens.

Atualmente, conta com 1.540 usuários cadastrados. Os homens são 52,5% (808) do público, e as mulheres, 47,5% (732).

Por faixa etária, os usuários estão divididos em 582 até os 40 anos de idade; 329 entre 41 e 60 anos; 480 entre 61 e 80 anos; e 149 de 81 a 100 anos.

Como utilizar o serviço

Para acessar o transporte, é preciso realizar um cadastro prévio. Todo o passo a passo é informado no site da Emdec, em www.emdec.com.br/pai. Depois de cadastrado, o usuário realiza o agendamento de viagens pelo Fale Conosco 118 ou pelo aplicativo da Emdec, disponível no Google Play e na App Store.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Lagoa do Taquaral recebe festival de churrasco neste final de semana

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré