Usina de Compostagem muda forma de operação para eliminar mau cheiro

Publicado em:

A Prefeitura de Campinas muda, a partir desta quarta-feira, 23/08, a forma de operação da Usina de Compostagem Orgânica – Usina Verde. O objetivo é eliminar o mau cheiro eventualmente verificado nos últimos dias e ocasionado pelo material que é processado no local.

As 50 toneladas de lodo resultantes do tratamento de esgoto passarão por um processo de secagem antes de seguirem à usina. Nesse processo, será misturado galharia resultante da poda de árvores. Também haverá mudanças na proporção da mistura entre lodo e galharia.

A Usina Verde começou a funcionar em novembro de 2020 e foi criada para produzir adubo orgânico a partir do lodo resultante do esgoto. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, através da Secretaria de Serviços Públicos, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Central de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e a Sanasa.

É uma iniciativa pioneira no país e evita que o lodo resultante do tratamento do esgoto e galharia sejam enviados para aterros sanitários, além de produzir um composto orgânico, já certificado pelo Ministério da Agricultura, que é utilizado como fertilizante.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Detran-SP bloqueia mais de 200 estampadoras de placas de carros por irregularidades

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré