Veja como evitar os severos danos do verão aos cabelos loiros: sal, cloro e sol


Os cabelos também são bastante danificados nessa época do verão. “Isso acontece porque hoje em dia, a grande maioria das mulheres, e homens também, se submete a muitos processos químicos como escovas progressivas, balaiagem, mudança da coloração do cabelo, o que já traz um dano primário da estrutura capilar”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “E todas as vezes que esse cabelo, que já tem um dano estrutural ou mesmo o cabelo virgem, é submetido à exposição do mar, por conta do sal e iodo, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, há um dano à estrutura da cutícula, à ceramida do fio, há uma alteração na quantidade de proteínas presentes na haste, muda a coloração presente no cabelo, e há um processo de desproteinização do fio, que sofre com a miniaturização e com isso há as fraturas e microfraturas da haste capilar”, completa a médica.

Além disso, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente para aqueles que têm os cabelos muito finos e muitas vezes se esquecem de usar o chapéu ou boné, ou dividem o cabelo da risca do meio à lateral e esquecem de passar o protetor solar em spray e acabam tendo queimadura no couro cabeludo.

De acordo com a médica, para evitar os danos do cabelo, a melhor opção é sempre protegê-lo: “Então usar boné ou chapéu de abas largas com proteção de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção presente tanto no chapéu quanto no boné; assim que voltar do mar ou piscina, passar a água sem o cloro, fazer a chuveirada e se não houver essa possibilidade, fazer a utilização das brumas em spray ou da água termal; e o que eu mais indico para proteção desses fios quando você vai à exposição solar são os óleos que acabam formando um filme no cabelo, de emoliência e de resistência, que protegem como se fosse uma capa de lipídeos”, afirma a médica.

Cuidados antes de descolorir os fios ou colorir descoloridos
De acordo com a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos, para quem está pensando em descolorir os cabelos, antes do procedimento, é importante apostar em uma proteção antioxidante e também proteger a massa proteica e restabelecer a função de barreira do fio. Isso porque, no procedimento, acontece um dano na estrutura proteica e também cuticular. Ela sugere os ativos:
AMDM: diminui o impacto da água oxigenada, protegendo o couro cabeludo e diminuindo o estresse oxidativo pela presença da água oxigenada; esse ativo atua no metabolismo mitocondrial permitindo o aumento da oxigenação celular e da produção de energia da célula, o que facilita o fluxo de nutrientes e ajuda a combater de maneira mais eficiente os radicais livres;

HidraSil: é o silício ligado ao pantenol que mantém a auto hidratação e proteção da estrutura da queratina e no caso de colorir também temos uma desidratação dos fios, e o HidraSil ajudará manter a hidratação do fio;

Ativos para proteger e tratar fios descoloridos
Mika explica que os descoloridos precisam de um bom sistema antioxidante, pois tiramos a pigmentação que confere a proteção contra os raios UV, e a hidratação dos fios. Além de utilizar o HidraSil, pode ser usado também:

Liponutrium Hair: para melhorar a fração lipídica intra e intercutículas o ativo Liponutrium que é uma associação de frações distintas de lipídeos, fitoativos e ácidos graxos em tamanho nano, restabelecem e tratam o fio. Esse complexo de óleos vegetais possui alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares lipídicas internas e externas, garantindo cuidado multinível dos fios danificados e ressecados;

ReparAge: é uma matriz polimérica e uma sequência de aminoácidos essenciais para formação da queratina, serina, ácido glutâmico e cisteina com uma tecnologia de bioadesão, o que diminui os danos proteicos. O ativo repõe aminoácidos e proteínas, devolvendo a saúde capilar, além de ter a função de aumentar o diâmetro do fio e impedir a cascata de danos resultantes do envelhecimento ambiental. Impede a desnaturação das proteínas externas, evitando, com isso, a quebra da cutícula e exposição do córtex.

Tamariliz: é um polissacarídeo do tamarindo que restabelece a coesão dos fios rompidos e mantém a hidratação dos fios de forma intensa;
Amisol Trio – forma um filme ao redor do fio, por seu composto fosfolipídico, protegendo os cabelos das agressões.

Shield MDC – novidade no ramo de ativos capilares, são melanoidinas extraídas café torrado que protegem contra as radiações UV, Luz visível e tem ação antipoluição, protegendo os fios descoloridos dos danos dos radicais livres. Em associação ao HidraSil e Tamariliz, há um grande aumento da hidratação e proteção da alfa queratina.

Outros cuidados
De acordo com a médica, os complexos orais com vitaminas e ingredientes colaboram e muito para que haja uma ação antioxidante efetiva de proteção contra esses danos, da mesma forma em que consegue reestruturar e melhorar a qualidade desse fio. Ela indica:
Bio-Arct: biomassa integral das algas Chondrus Crispus tem uma composição rica em microminerais, taurina, citrulil-arginina e florosídeos que conferem às células e mitocôndrias a capacidade de triplicar a energia celular, deixando o bulbo capilar mais saudável e mais resistente, aumentando também a produção energética das mitocôndrias.

Exsynutriment: o Silício Orgânico Biodisponível estabilizado em peptídeos de colágeno marinho é um elemento fundamental que se acumula na derme papilar favorecendo a síntese de colágeno. O folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência diminuindo a queda do cabelo, mas também promove um incremento do fluxo de nutrientes, permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar.

Glycoxil: Potente antioxidante, antiglicante e desglicante que restabelece a firmeza do couro cabeludo protegendo-o contra os radicais livres derivados das agressões externas (exemplo: calor, sol, estresse, má alimentação).

In.Cell: Ingrediente funcional preparado a partir da gema do ovo esterilizada rica em DHA. In.Cell contém aminoácidos essenciais, lipídeos e ácidos graxos mono e poli-insaturados (ômegas 3, 6, 7 e 9) nas proporções adequadas para o consumo humano. O ativo age na nutrição celular, que melhora o aporte proteico do fio de cabelo.

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré