Veja o que abre e o que fecha no feriado de Natal em Campinas

·

·

·

Tags:

A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial durante a véspera de Natal, 24 de dezembro, e no feriado, dia 25, domingo.

O expediente nas repartições públicas será encerrado na sexta-feira, dia 23, às 18h, e retomado na segunda-feira, dia 26 de dezembro, às 8h. Veja a relação de serviços e os canais para solicitar atendimento:

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.

Sanasa/Água e Esgoto – Encerra o expediente administrativo na sexta-feira, 23 de dezembro, às 17h, e retoma na segunda-feira, dia 26 de dezembro, às 7h30. Uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará por meio dos telefones 3735 5000 / 0800 7721 195.

Torre do Castelo – Fecha na sexta-feira, 23 de dezembro, para visitação, às 17h, e reabre no domingo, dia 25 de dezembro, das 10h às 12h e das 13h às 21h.

Mercado Municipal – Abrirá das 7h às 16h, no sábado, 24 de dezembro. Domingo, dia 25, estará fechado. Nos demais dias, segue o horário normal (de segunda a sexta, das 7h às 18h).

Feiras livres – No sábado, dia 24, serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). No domingo, 25, não funcionam.

Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.

Bosques e parques – Os 25 parques e bosques da cidade funcionam normalmente no sábado (24/12) e domingo (25/12).

Sistema de Atendimento 156 – Não funciona no sábado (24/12) e domingo (25/12).

Limpeza urbana – No dia 24, os serviços de coleta domiciliar, coleta hospitalar, coleta seletiva, cata-treco e varrição funcionam normalmente. Com exceção da coleta hospitalar de grandes geradores, os demais serviços não funcionam no dia 25.

Sistema Público de Saúde – As unidades básicas de saúde permanecem fechadas no sábado (24) e domingo (25. Reabrem normalmente na segunda-feira, 26. Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti, Mário Gattinho e Ouro Verde, assim como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campo Grande, São José e Anchieta Metropolitana funcionam normalmente, com atendimento 24 horas.

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) do centro e dos postos do Agiliza do Campo Grande e Ouro Verde encerram atendimento na sexta-feira, 23 de dezembro, às 16h30, e retomam na segunda-feira, 26 de dezembro, às 7h30.

Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerram as suas atividades na sexta-feira, 23 de dezembro, às 16h12, e retomam suas atividades na segunda-feira, dia 26, às 8h.

Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), não terá atendimento ao público nos dias 24 e 25 de dezembro e volta às atividades normais na segunda, dia 26, às 7h.

Mercado de Flores Ceasa Campinas – O Mercado de Flores funcionará no sábado, 24, das 8h às 13h. Não abre no domingo, 25/12.

Mercado de Hortifrútis Ceasa Campinas – O Mercado de Hortifrútis funcionará no sábado, dia 24, das 7h às 13h. Não funciona no domingo, dia 25.

Trânsito e transporte coletivo – A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantêm ativos os serviços essenciais e de emergência durante o feriado de Natal. As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente.

Para as solicitações, a população conta com os seguintes canais:

  • Telefones 118 ou (19) 3766-6910. Para chamadas de outros DDDs (19) 3731-2910;
  • Site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br, na seção “Fale Conosco”;
  • Aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS.

Dúvidas sobre a operação do sistema de transporte público coletivo de Campinas podem ser esclarecidas pelos aplicativos CittaMobi e Moovit, também disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS. Eles informam, em tempo real, horários das linhas, itinerários, locais de pontos de embarque / desembarque e acessibilidade dos veículos, entre outras funcionalidades.

PAI-Serviço – O PAI-Serviço não terá alteração, prosseguindo com os atendimentos durante o Natal e seguindo o cronograma regular de agendamento. O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Ele atende pelo telefone 118, na opção número 2; e também está disponível no aplicativo da Emdec.

Pátio/Emdec – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o Natal. As liberações de veículos, como de costume, ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

O Atendimento do Pátio fica na Rua Antônio Manuel, 50, Vila Industrial. A via é perpendicular à Rua Dr. Salles Oliveira. O telefone para contato também é o 118, o “Fale Conosco Emdec”, na opção 5.

Atendimento presencial – O balcão de atendimento ao público “Emdec Informa”, que funciona na sede da empresa exclusivamente para orientações sobre os canais remotos, ficará fechado, como sempre ocorre, no sábado e no domingo, dias 24 e 25 de dezembro. O serviço de orientação presencial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 até as 16h, na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial.

Os atendimentos presenciais realizados nos postos da Emdec localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) também não sofrem alteração (fechado no fim de semana; e aberto de segunda a sexta-feira).

Procon – Os atendimentos pelo telefone 151, Espaço Cidadão, nas unidades Agiliza e na sede Administrativa (Cambuí) e unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping não funcionam nos dias 24/12 e 25/12. O atendimento retornará, mediante agendamento prévio, no dia 26/12.

O site do Procon, acessível em https://procon.campinas.sp.gov.br/, funciona todos os dias para receber o registro de reclamações dos consumidores.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Nutrólogo dá dicas para evitar intoxicação alimentar na temporada de festas