Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Alterada orientação sobre vacinação contra HPV nos potos de saúde de Campinas

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Todos os 68 postos de saúde de Campinas estão sendo orientados quanto à vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). A imunização deve ser feita em jovens até 19 anos de idade, em dose única.

      Antes, a vacina era aplicada apenas em jovens entre 9 e 14 anos de idade. Com a nova nota técnica do Ministério da Saúde, as orientações estão sendo refeitas para ampliar o atendimento.

      O novo procedimento deverá ser adotado até a semana que vem. O imunizante é seguro e tem como objetivo também incluir pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), como grupo prioritário da vacina HPV.

      A média de cobertura vacinal é de 80%, porém as últimas campanhas ficaram abaixo do esperado. Os dados registrados em Campinas de 2017 a 2023 foram:

      9 a 14 anos (meninas) – 1ª dose – 76,8%
      9 a 15 anos (meninas) – 2ª dose – 57,6%

      11 a 14 anos (meninos) – 1ª dose – 54,3%
      11 a 15 anos (meninos) – 2ª dose – 32,7%

      A vacinação contra o HPV em adolescentes é indicada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito à prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais). É importante receber a vacina na faixa etária recomendada, uma vez que a produção de anticorpos é maior nestas idades.

      Para receber a vacina, é só procurar um posto de saúde e não precisa pré-agendamento.

      Da Redação ODC.
      Leia também:
      Dicas da Cidade | Milk Shake clássico em Campinas há anos, ainda é o mesmo?