Alunos de escolas municipais de Campinas estão fazendo testes oftalmológicos

Publicado em:

Os alunos das escolas municipais de Campinas estão fazendo testes oftalmológicos. A viabilidade do projeto se deu por conta de uma parceria com o Instituto Penido Burnier e a Oftalmocenter, credenciados pela Secretaria de Educação para atender os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O progvrama Visão do Amanhã começou com as primeiras consultas há algumas semanas. Só no Penido foram 149 alunos atendidos, dos quais 103 saíram com receitas para óculos.

Quando isso acontece, os alunos são encaminhados para os núcleos de Ação Educativa Descentralizadas (Naeds), onde escolhem o modelo de óculos, como aconteceu com a Analu, de 5 anos de idade, uma das primeiras contempladas com os óculos gratuitos.

De acordo com informações do Instituto Penido Burnier, 43,9% dos estudantes apresentaram miopia; 33,9% hipermetropia e 22,2% astigmatismo. Sete por cento dos estudantes foram diagnosticados com estrabismo e 8% com ambliopia (quando uma das vistas não é estimulada e há queda de visão).

Os primeiros testes são feitos ainda nas escolas. Em caso de necessidade de algo mais aprofundado, as crianças são encaminhadas para exames com aparelhos nos consultórios. O projeto Visão do Amanhã será feito sempre no começo de cada ano.

Da Redação ODC.
Leia também:
Depois de um enorme atraso, reforma do Centro de Convivência entra na segunda fase

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré