Campinas tem quase 100 quilômetros de ruas recapeadas

·

·

·

Tags:

Campinas teve 96,86 quilômetros de ruas e avenidas renovadas em 2023. As vias foram recapeadas, que é a substituição da capa asfáltica desgastada. O recape dá nova vida ao pavimento. Após a aplicação do novo asfalto, as vias receberam novamente a sinalização de trânsito, com pinturas no solo. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos coordena o trabalho de recapeamento, com duas frentes de atuação, por meio de três equipes.

“O recapeamento dá nova vida e amplia a durabilidade e a qualidade do pavimento”, diz o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. Ele explica que para fazer o recapeamento é preciso fazer a fresagem do asfalto, que é a retirada da camada superficial e desgastada, depois aplicar e compactar a nova camada de massa.

Os locais para receber recapeamento são definidos por critérios técnicos, como áreas com mais desgaste do asfalto e que tenham grande fluxo de trânsito.

Equipes atuam em toda a cidade

Em março de 2023, com empréstimo de R$ 80 milhões da agência Desenvolve SP especificamente para esta finalidade, foi iniciado um programa de recapeamento, com duas empresas, para chegar a aproximadamente 70 quilômetros de vias recapeadas na cidade em até um ano. Enquanto isso, uma equipe própria da Secretaria de Serviços Públicos trabalhou sem parar.

Por meio do empréstimo do Desenvolve, foi recapeada a avenida Brasil, uma das principais e de grande fluxo da região central e proximidades. O recape também passou pelas avenidas Andrade Neves; Luiz Smânio; Barão de Itapura; Heitor Penteado; Júlio Prestes; Ayrton Senna; Carlos Lacerda; Anchieta; Dr. Ângelo Simões; Jorge Tibiriçá; Barão de Parnaíba; José de Souza Campos; Orosimbo Maia; Albino J. B. De Oliveira, em Barão Geraldo.

Também foram recapeadas as ruas Carolina Florence; Castro Alves; Delfino Cintra; Abolição; Conceição; Maria Monteiro; Duarte Coelho, Dr. Buarque de Macedo, Dona Luísa de Gusmão; Dr. Otávio Mendes; Dona Maria Umbelina Couto; Tiradentes; Dr. José de Campos Novaes; Major Adolpho Rossin, entre outras. Até o momento, por estas equipes, foram recapeados 55,96 quilômetros.

Na outra frente de trabalho em recape, com equipe própria da Secretaria de Serviços Públicos, o serviço foi feito em ruas e avenidas do DIC 3, do Ouro Verde; Vila Padre Anchieta, no Nova Aparecida; Vila Costa e Silva; no Bairro das Palmeiras; Vila Lídia; Taquaral; Vila Independência; Avenida Santa Isabel e Rua Jerônimo Pattaro, em Barão Geraldo; Jardim Independência e tantos outros. Esta equipe executou 40,90 quilômetros de recapeamento.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Prefeito Dário Saadi confere uniformes que serão distribuídos a alunos de escolas municipais