Cemitério da Saudade em Campinas terá vigilância dobrada


O Cemitério da Saudade em Campinas teve a vigilância dobrada a partir desta quinta-feira, 30 de novembro, com o início dos trabalhos de uma nova empresa de serviços de vigilância contratada pela autarquia Setec (Serviços Técnicos Gerais). Outros pontos da cidade também tiveram reforço de pessoal, incluindo o Mercado Municipal.

O número de vigilantes no Cemitério da Saudade foi de quatro para oito. O objetivo da Setec é garantir mais segurança para a população e coibir crimes como furtos no local.

Outras medidas como instalação de câmeras e cerca elétrica estão previstas dentro de um pacote de investimentos que faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas. Veja abaixo detalhes.

Além disso, outros 30 funcionários da empresa Açoforte irão atuar em outros pontos de Campinas, incluindo o Mercadão e área administrativa da Setec. A autarquia é responsável pela gestão dos serviços funerários, cemitérios municipais e solo público de Campinas.

Câmeras

A instalação de 11 câmeras de monitoramento para aprimorar a segurança do Cemitério da Saudade está programada para a próxima semana. Uma delas permite visão 360 graus da área e todas serão interligadas ao sistema Monitora Campinas, programa da Secretaria Municipal de Segurança Pública que tem como objetivo elevar a capacidade de controle digital do município. Um sistema de inteligência artificial ampliará os alertas das câmeras.

Além disso, já foi definido que o campo santo irá receber a instalação de uma cerca elétrica em toda a extensão dos muros recém-construídos.

O Cemitério da Saudade é considerado um museu a céu aberto e abriga obras de arte tumular de diversos artistas plásticos, como a família Vélez, Lélio Coluccini, entre outros.

Revitalização

Neste ano, a Prefeitura iniciou uma revitalização do Cemitério da Saudade. O antigo muro foi demolido e foram construídos 1.076 metros lineares de um novo muro, com 1,5 metro de altura e a instalação de gradil com 2 metros, totalizando média 3,5 metros de altura.

O Cemitério da Saudade é tombado e a intervenção teve que ser aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Com 112 quadras, o espaço é o maior campo santo municipal de Campinas, localizado próximo à área central da cidade, no bairro Ponte Preta. Abriga pelo menos 32 mil sepulturas, em estilo tradicional, dispostas em uma área de 181,5 mil metros quadrados.

O mapa do Cemitério da Saudade é similar à planta de Campinas de 1878.

250 realizações

O reforço na segurança do cemitério integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Campinas investe mais de R$ 50 milhões em melhorias por meio de Termos de Acordo

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré