Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Começa a funcionar atendimento online com intérpretes de língua de sinais na prefeitura de Campinas

      Começou a funcionar em Campinas nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o Acessa Libras, atendimento on-line com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais nos serviços municipais. O evento, na Sala Azul do Paço Municipal, apresentou o funcionamento da plataforma digital para a comunidade, com a participação de representantes de entidades que trabalham pela inclusão de pessoas com deficiências e autoridades. A ação foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar impositiva ao orçamento e é parte das comemorações do aniversário de 250 anos de Campinas.

      O Acessa Libras Campinas é uma Central de Intérpretes de Libras que conecta surdos e ouvintes de forma on-line e simultânea pela internet, podendo ser acessada em celulares, tablets e computadores. O acesso é por aplicativo que conta com internet patrocinada, que não usa os dados do pacote da pessoa. Está disponível a partir de hoje em todos os setores da Prefeitura por meio da plataforma Icom. Funciona 24 horas ao dia todos os dias, inclusive feriados.

      O serviço representa um marco significativo na busca por um atendimento inclusivo e acessível para a comunidade surda nos serviços públicos municipais de Campinas, proporcionando autonomia, independência e dignidade para esses cidadãos.

      “É fundamental ter uma cidade inclusiva na prática e usar a tecnologia para aproximar as pessoas”, disse o prefeito Dário Saadi durante o lançamento do Acessa Libras. Para ele, “Campinas tem que ser um exemplo na inclusão e na qualidade de vida das pessoas”, por isso, o orçamento dos próximos anos terá previsão para manter o funcionamento do serviço.

      Todos os setores da administração direta e indireta farão uso da tecnologia. Cartazes estão disponíveis nos setores de atendimento das secretarias e autarquias municipais de Campinas com um QR-Code que dá acesso à plataforma de atendimento em Libras on-line. Os funcionários já passaram por treinamento para disponibilizar o canal para pessoas que procurarem os serviços municipais e necessitarem da ferramenta.

      O Acessa Libras atende a chamada “Diversidade Surda”, ou seja, pessoas sinalizantes, oralizados, implantados, alfabetizados em português etc. “Não é uma coisa simples quando falamos em acessibilidade, por isso é tão importante esse investimento para atender a todos que buscam o serviço público e querem compreender e ser compreendidos”, avaliou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacando a importância de ações de inclusão para todos os públicos.

      Convênio

      O investimento Acessa Libras Campinas para o primeiro ano de convênio com a plataforma Icom é de R$ 270 mil, oriundos de emenda impositiva da vereadora Débora Palermo. Durante o lançamento do serviço, a vereadora contou que a iniciativa nasceu de uma demanda da Associação dos Surdos de Campinas (Assucamp), que relatava dificuldade para acessar serviços de saúde no município por falta de intérpretes de Libras durante as consultas.

      Ao lado de Palermo, participaram o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini, e o vereador Edvaldo Cabelo. A deputada estadual Valéria Bolsonaro, que atua pela inclusão das pessoas com deficiência, também prestigiou o lançamento do Acessa Libras Campinas.

      Houve uma demonstração prática do funcionamento do Acessa Libras na Sala Azul. O prefeito Dário Saadi interagiu com a microempresária Joana Paula Linhares Nascimento, intermediado pela plataforma por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Na abertura do evento, o Hino Nacional foi executado com acompanhamento dos grupos “Mãos em Vozes” e “Coral de Libras”.

      Representando a comunidade surda de Campinas, o ex-conselheiro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Marcos Arruda, compôs a mesa do evento e deu o seu depoimento. Ele falou em Libras, com tradução simultânea por uma intérprete presente na Sala Azul, e afirmou estar surpreso e feliz com a abertura de portas que o Acessa Libras representa. Destacou que é muito importante para os surdos terem acesso efetivo aos serviços públicos municipais.

      Pelos dados do Censo de 2010, Campinas tinha 48.356 moradores que se apresentaram como pessoas com deficiência auditiva.

      Campinas 250 Anos

      O lançamento do Acessa Libras integra a série de realizações da celebração do aniversário de 250 anos de Campinas. Saiba mais em https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Estrada dos Amarais ganha novo semáforo para pedestres na altura do Recanto da Fortuna