Emdec apreende carro que já tinha se evadido de acidente na Via Anhanguera dias antes


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM) permanecem em parceria de sucesso contra os campeões de infrações no trânsito. Somente uma pequena parcela de motoristas são infratores, o que corresponde a menos de um por cento (1%) dos motoristas que circulam em Campinas. Nesta semana, foram duas operações de fiscalização que resultaram em 138 abordagens, com a efetivação de 85 autuações. As operações ocorreram na quinta e na sexta-feira, dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Na quinta-feira, dia 30 de novembro, uma tentativa de fuga chamou a atenção. Um veículo envolvido em acidente na rodovia Anhanguera, com pneus dianteiros lisos e para-brisas quebrado, ao se deparar com a fiscalização ostensiva tentou escapar, mas foi conduzido ao bloqueio e o veículo removido ao Pátio Municipal.

O dia a dia

Nesta sexta-feira, dia 1º, a ação de fiscalização foi na avenida John Boyd Dunlop, no sentido bairro/Centro, próximo à rua Achiles Bertoldi. Foram 40 veículos abordados (30 motocicletas, cinco automóveis e cinco utilitários) e 47 autuações, sendo 39 aplicadas a motocicletas e oito a automóveis. Seis veículos foram encaminhados ao Pátio Municipal. Barradas na blitz, seis motos regularizaram sua situação no próprio local e evitaram ser removidas.

Anteriormente, na quinta, 30 de novembro, a ação foi na avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli que recebeu a operação no sentido Centro/bairro, sob o viaduto Miguel Vicente Cury entre 16h e 17h35. As 98 abordagens (72 motocicletas, 24 automóveis e dois veículos utilitários) resultaram em 38 autuações, 28 aplicadas a motos e 10 em automóveis.

Na operação, um automóvel que já tinha se envolvido em um acidente na via Anhanguera tentou uma evasão, que foi frustrada pela ação da GM que o conduziu até o local da blitz onde foi autuado e o veículo apreendido e recolhido ao Pátio. No total foram cinco remoções encaminhadas ao Pátio (quatro motos e um carro). Barradas na blitz da quinta-feira, nove motos regularizaram sua situação no próprio local e evitaram ser removidas. Um dos carros barrados também conseguiu regularizar sua situação no próprio local da operação.

Como parte das ações educativas que compõem o objetivo dessas operações de fiscalização, 102 condutores de motos e seus eventuais caronas foram orientados quanto ao uso obrigatório das viseiras como forma de aumentar a segurança, prevenindo sinistros.

Fiscalização intensa totaliza 149 operações em 2023

No período de janeiro deste ano até esta sexta, 1º de dezembro, a Emdec realizou 149 operações de fiscalização, sempre em parcerias com a Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) de São Paulo.

Novas formas de atuação

Nas operações integradas de fiscalização, a Emdec e as forças de segurança buscam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco ao identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

No caso das motos, que recebem atenção diferenciada dessas operações devido ao seu grau de vulnerabilidade, são observadas situações como placas encobertas ou adulteradas, algumas engenhosamente construídas de modo artesanal, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta.

Em outra frente, ocorre a ação integrada de inteligência. Câmeras de monitoramento flagram veículos conduzidos que cometem infrações recorrentes, identificados pelo banco de dados da Emdec. A informação é compartilhada com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e apreensão. As parcerias com as corporações policiais viabilizam um enfoque sob o aspecto criminal.

As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
BRT10 (Ouro Verde) passa a operar no Corredor Central e atenderá ao Terminal Mercado

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré