Emdec, empresas e Guarda Municipal de Campinas se reúnem para fortalecer segurança no transporte

·

·

·

Tags:

Como resposta aos atos de vandalismo aos ônibus do transporte público coletivo e terminais urbanos, representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Guarda Municipal e das empresas operadoras do sistema traçaram medidas preventivas para fortalecer a segurança nas regiões impactadas. A reunião foi realizada nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, na sede da Emdec.

A principal estratégia adotada será o reforço do patrulhamento realizado pela Guarda Municipal nas regiões do Itatinga e Parque Oziel, no eixo do Ouro Verde, especialmente aos finais de semana, nos períodos noturno e da madrugada. As ocorrências envolvem, em geral, evasão da tarifa e depredação dos veículos (quebra de vidros, por exemplo).

“Este foi o primeiro passo para ampliarmos as ações conjuntas de combate ao vandalismo. O objetivo principal é zelar pela segurança dos usuários, condutores e preservar o patrimônio público”, explicou o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomás De Sá.

O subcomandante da Guarda Municipal de Campinas, Edilson da Silva, destacou a parceria já consolidada entre a Emdec, a Setec e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), com foco na segurança pública. “A nossa atuação é sempre determinada pelo que está previsto na legislação. Vamos intensificar o patrulhamento já realizado e avaliar os resultados. Assim como ocorreu com o respeito à Lei do Pancadão, o combate ao vandalismo exige ações conjuntas de curto e longo prazo”, observou.

Para execução a longo prazo, também foram discutidas ações para estreitar o relacionamento com a Vara da Infância e Juventude e estruturar programas de educação para mobilidade voltados à prevenção do vandalismo, a serem desenvolvidos em instituições de ensino e entidades assistenciais. Campanhas de comunicação em redes sociais que impactem o público jovem das comunidades também serão estudadas.

Também participaram do encontro o gerente da empresa VB1 Transportes, Mário Fernando Moreno; e os gestores e coordenadores da Emdec Daniela Lemos (Comunicação e Imprensa), Roberta dos Reis Mantovani (Educação para Mobilidade), Marcelo Carpenter (Fiscalização e Operação de Trânsito) e Oscar José da Silva (Fiscalização e Operação de Terminais e Estações).

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Mais dois ônibus são apedrejados na altura do Jd. Itatinga em Campinas