Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Emdec fará ações educativas em pontos críticos de trânsito em Campinas

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      As ações para salvar vidas no trânsito realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) terão continuidade nesta primeira semana de 2024. Dois locais que figuram entre os 50 pontos críticos de acidentalidade de Campinas recebem ações de educação para mobilidade nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de janeiro.

      Primeiro colocado no ranking, o cruzamento das avenidas John Boyd Dunlop (JBD) e Profº Mário Scolari, no Satélite Íris, recebe abordagens educativas nesta quinta-feira, 4 de janeiro, entre 8h e 10h. Educadores e agentes da mobilidade urbana orientam os usuários da via sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeito aos limites de velocidade, às travessias de pedestres e à sinalização.

      No período entre 2018 e novembro de 2023, o local registrou 114 sinistros (acidentes) no total, sendo 54 sem vítima, 54 com vítima não fatal, cinco atropelamentos não fatais e um acidente fatal.

      Antenas corta-pipa na Orosimbo Maia

      Os motociclistas que circularem pela região central na sexta-feira, 5 de janeiro, terão a oportunidade de retirar antenas corta-pipa, equipamento que minimiza os riscos de sinistros envolvendo linhas com cerol. As equipes distribuem as antenas no cruzamento das avenidas Orosimbo Maia e José de Souza Campos (Norte-Sul), no Centro, entre 11h30 e 12h30.

      Os condutores de motos serão orientados sobre o respeito à velocidade, à sinalização e ao uso correto do capacete. Também serão distribuídos folhetos informativos do programa de segurança viária 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), que tem foco nos motociclistas.

      O cruzamento é o vigésimo colocado no ranking dos 50 pontos críticos de acidentalidade em Campinas. Ao todo, foram registrados 37 sinistros no local entre 2018 e novembro de 2023, sendo 12 sem vítima, 23 com vítima não fatal, um atropelamento não fatal e um acidente fatal.

      Ao longo de 2023, a Emdec distribuiu 4,3 mil antenas corta-pipa em ações educativas.

      Serviço:

      Abordagem educativa sobre segurança viária

      Dia: 4/01 (quinta-feira), das 8h às 10h

      Local: avenida John Boyd Dunlop x avenida Profº Mário Scolari, no Satélite Íris

      Blitz educativa para motociclistas com distribuição de antenas corta-pipa

      Dia: 5/01 (sexta-feira), das 11h30 às 12h30

      Local: avenida Orosimbo Maia x José de Souza Campos (Norte-Sul), na região central

      As atividades poderão ser reprogramadas em caso de chuvas.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Obras mal feitas do BRT em Campinas criaram novos ou pioraram pontos de alagamento