Escolas municipais de Campinas abordarão o tema “Educação Antirracista” no ano letivo de 2024

·

·

·

Tags:

“Educação Antirracista” é o tema que será abordado nas escolas municipais, de forma transversal, em 2024. A apresentação do tema foi realizada durante a abertura do ano letivo em cerimônia no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (SME), no Jardim Chácara do Vovô, na quinta-feira, 1º de fevereiro. Foi também neste dia que os profissionais da rede retornaram para suas atividades com reuniões pedagógicas. As aulas começam na segunda-feira, 5 de fevereiro, com o retorno de 64 mil alunos às salas de aula.

Os professores e demais profissionais da Educação foram recebidos com apresentação de dança em homenagem ao Maestro Carlos Gomes. E, após a abertura oficial, houve palestra da juíza federal Flávia Martins de Carvalho, autora do livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas”.

Na abertura do evento, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, agradeceu o trabalho realizado por toda a equipe da Educação. “Estamos investindo na estrutura das escolas, no material pedagógico, e em sua qualidade, mas a educação se faz com excelentes professores, com profissionais qualificados e Campinas tem isso”. Ele destacou que é por meio da educação que se poderá trabalhar com mais efetividade a pauta antirracista. “A educação tem um papel importante para combater o racismo”, disse.

Para o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, a escolha do tema, que já vem sendo trabalhado há muitos anos na rede de educação, é emblemática. “Chegou a hora de efetivamente dizer basta. É inadmissível que o racismo ainda permaneça na nossa sociedade. A educação tem um papel decisivo nessa questão. Nós podemos formar uma geração consciente e pronta para estabelecer um marco para eliminar o racismo das nossas vidas”, afirmou.

Também participaram da abertura, o secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti; o diretor pedagógico, Luciano Alves dos Reis; e o coordenador geral do Plano Primeira Infância Campineira, Thiago Ferrari.

A rede municipal de ensino tem 208 unidades, sendo 163 de Educação Infantil, 45 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo são 64 mil alunos matriculados.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Mais dois ônibus são apedrejados na altura do Jd. Itatinga em Campinas