Mais 2 linhas de BRT entrarão em circulação junto com outras 7 alimentadoras na Amoreiras

·

·

·

Tags:

A população do Ouro Verde passa a contar com mais duas linhas do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) e poderá utilizar o novo Terminal BRT Campos Elíseos, a partir do dia 26 de janeiro. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta terça-feira, 16 de janeiro, mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).

As novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova/Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos/Corredor Central) se juntam à BR10 (BRT Ouro Verde) na circulação pelo Corredor Ouro Verde. E o Terminal BRT Campos Elíseos, localizado na rua Bragança Paulista, entra em operação.

“Assim como ocorreu no Campo Grande, optamos por essa fase de transição para que ocorra a migração natural das linhas convencionais para as alimentadoras. Estamos apostando no ganho de tempo para atrair os usuários para o sistema BRT. Dez minutos para quem pega ônibus todos os dias é uma grande diferença”, observou o prefeito Dário Saadi.

“Estamos conseguindo ampliar a operação do BRT, começamos pelo Campo Grande e esse é mais um passo vencido, agora em benefício dos usuários do Ouro Verde. Mais opções de linhas BRT e menos tempo de espera pelos ônibus em um sistema de transporte mais eficiente, mais ágil, com mais conforto e qualidade aos usuários”, avaliou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Destaco aqui o empenho das equipes da Emdec, fizemos uma série de adequações para viabilizar a operação no Terminal Campos Elíseos”, completou.

Linhas alimentadoras

Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras – 144 (Jardim Capivari), 155 e 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 e 167 (Terminal Vila União) e 406 (Jardim Maria Rosa), que também operam a partir de 26 de janeiro; além das convencionais 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha). Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT; e terão um veículo na frota.

A nova operação proporciona opção de deslocamento pelo Corredor Amoreiras (BRT11) e pelo Corredor Perimetral (BRT12); com ganho de tempo de 10 minutos na opção pelas linhas BRT e de cinco minutos por meio das alimentadoras.

O Terminal Campos Elíseos tem 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc.

Realizado na Sala Azul do Paço Municipal, o anúncio também contou com a presença do secretário de Transportes, Fernando de Caires; dos representantes da Câmara Municipal vereadores Luiz Rossini, Rodrigo Luis de Barros Almeida (Rodrigo FarmaDIC) e Edevaldo de Melo (Edvaldo Cabelo).

Também participaram do evento o diretor de Planejamento da Transurc, Alex Vilaça; o diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, Paulo Barddal; os gerentes do Grupo VB Transportes, Audraliano Vasconcelos (VB1) e João Germano de Oliveira (VB3) e o representante do Grupo Belarmino, Fábio Figueiredo; além dos diretores da Emdec Luiz Carlos Sardinha (Operações), Wilson Folgozi de Brito (Planejamento) e Marta Pires Barbosa (Administrativo e Financeiro); e da chefe de Gabinete, Giselle Normanha.

Conheça as novas linhas

A linha BRT11 terá seis veículos na frota e intervalos de 20 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras. Atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina/Allan Kardec, Anchieta/Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia).

A linha BRT12 terá seis veículos na frota e intervalos de 10 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central.

Para viabilizar a nova operação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. Os usuários serão orientados a experimentar e migrar para o BRT para um deslocamento mais rápido. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.

Campanha Experimenta o BRT

Para orientar a população sobre as mudanças, a Emdec segue com a Campanha “Experimenta o BRT”. Uma série de reuniões abertas à comunidade será realizada entre os dias 16 e 19 de janeiro.

O primeiro encontro será on-line, nesta terça-feira (16/01), a partir das 18h, com transmissão pelo canal da Emdec no Youtube (youtube.com/emdecoficial). Já as reuniões presenciais ocorrem sempre às 19h, na quarta (17/01), na Escola Estadual “Professor Doutor Norberto de Souza Pinto”, no Jardim Novo Campos Elíseos; na quinta (18/01), no Parque Ecológico Luciano do Valle, na Vila União.

Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, equipes da Emdec também realizam abordagens educativas nos horários de pico em dias úteis e aos sábados, pela manhã, nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações.

A campanha inclui ainda ações de comunicação: distribuição de folhetos e faixas informativas, cartazes em ônibus e identidade visual nas estações e terminais BRT. Na segunda-feira (15/01), a operação também foi apresentada a representantes do Legislativo, na sede da Emdec.

Histórico

Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT Ouro Verde foi lançada no dia 31 de março de 2023. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. E em dezembro, passou a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central.

A linha BRT Campo Grande (BRT20) foi a primeira com características BRT a entrar em operação, em novembro de 2022. Em outubro de 2023, foram criadas três novas linhas – as semiexpressas BRT21 e BRT26 e a paradora BRT25; e a BRT20 passou a atender todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central/Rótula.

Campinas 250 anos

A nova operação do BRT Ouro Verde integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida à população. Para mais informações, acesse portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Opinião: “Pseudo-heróis” da cidade viram papagaios em nome de uma vaguinha na Câmara