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      Reconfiguração de vias no Satélite Íris visa dar mais segurança; Ponto é o mais crítico de acidentes

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      As medidas que ampliam a segurança viária na região do cruzamento entre a rua Tom de Araújo (marginal da avenida John Boyd Dunlop) e a avenida Prof. Mário Scolari, no Satélite Íris, foram concluídas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta semana. O local ocupa a primeira posição no ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, mapeados pela Emdec.

      As intervenções foram iniciadas no dia 5 de junho e incluíram obras de geometria, sinalização viária e mudança de circulação. O conjunto de medidas buscou induzir a redução das velocidades nas esquinas; diminuir o risco de colisão nas conversões; e reduzir a exposição dos pedestres ao risco, ao tornar trechos de travessia mais curtos.

      Confira o que mudou na região:

      Diminuição do raio de giro dos condutores que entram na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e da av. Prof. Mário Scolari; e dos que acessam a av. Prof. Mário Scolari ou a rua Josepha Júlia Doval de Oliveira a partir da Tom de Araújo.
      Implantação de sentido único na rua Josepha Júlia Doval de Oliveira, no trecho entre as ruas Nadir Dias de Oliveira e Dante Erbolato (com o trânsito fluindo no sentido da Dante Erbolato); e na rua Profª Olga Álvares Schreiner, no trecho entre as ruas Dr. Dante Erbolato e Nadir Dias de Oliveira (com o trânsito fluindo no sentido da rua Nadir Dias de Oliveira). As mudanças foram formalizadas pela Resolução Nº 285/2023, publicada na edição do dia 26 de setembro do Diário Oficial do Município.
      Ampliação dos passeios para pedestres, permitindo a circulação de um veículo por vez na faixa, na rua Tom de Araújo (a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e a partir da rua Prof. Mário Scolari); e na rua Dr. Dante Erbolato (a partir da rua Josepha Júlia Doval de Oliveira).

      No total, a Emdec investiu R$ 149,9 mil nas intervenções no viário (obras de geometria). A região também recebeu reforço da sinalização viária existente e oito novas rampas de acessibilidade foram executadas, com investimento estimado em R$ 112,5 mil.

      Etapas

      A partir de março de 2022, equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) fizeram vistorias na região. A partir de recomendações da BIGRS, a Emdec construiu projeto e plano de ação com medidas de moderação de tráfego para o local.

      O período de implantação incluiu ações operacionais e simulações com agentes da mobilidade urbana. Nesta fase, foi constatado que os motoristas passaram a realizar manobras de acordo com os objetivos de segurança viária, sem impactos consideráveis no percurso.

      O ranking de pontos críticos aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorrem com mais frequência. Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e julho de 2023, nesta localidade, foram registrados 105 sinistros: um com vítima fatal; 50 com vítimas não fatais; 50 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.

      Próximos pontos

      Já estão em andamento intervenções semelhantes em outros três pontos críticos do ranking, na avenida John Boyd Dunlop (JBD) – no entorno da Pirelli (Lúcio Esteves x Vicente de Marchi), próximo à Avenida Brasília e na altura do “Balão do Londres” (Domício Pacheco e Silva x Oswaldo Oscar Barthelson).

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
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