Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Vigilância Sanitária resgata idosos em casa de repouso clandestina em Campinas

      Uma fiscalização realizada em Campinas pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal resgatou um grupo de 23 idosos que era mantido em uma casa de repouso clandestina na Vila Boa Vista na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro.

      A ação ocorreu de forma conjunta com o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos após denúncias via 153 e 156 indicarem que as pessoas eram mantidas amontoadas, sem condições adequadas de segurança e higiene.

      A Vigilância destacou que o espaço na Rua das Perobas não tinha licença sanitária, era insalubre e apresentava uma série de irregularidades, como falta de colchões em número suficiente e adaptações para banheiro.

      O responsável legal pelo espaço é o mesmo de três instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) interditadas entre os dias 17 e 19 de janeiro: uma na região do Taquaral e duas no Jardim Chapadão.

      “Acionamos a Polícia Civil e a Assistência Social para que as famílias dos idosos sejam comunicadas. Muitos eram das casas interditadas anteriores, e alguns encontrados hoje já foram retirados pelas famílias”, explicou a coordenadora do Programa de Vigilância Sanitária do Setor de Serviços Relacionados à Saúde, Kristiane Hitomi Shimizu.

      O responsável pelo espaço foi autuado pela falta de licença e irregularidades, mas pode apresentar defesa. Ele também responderá a processo administrativo.

      O caso será investigado pela Polícia Civil.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Definidos bairros de Campinas que vão receber 4º mutirão contra Dengue