No Passado do Transporte de hoje, vamos voltar um pouco mais no tempo e relembrar a chegada da Viação Morumbi à cidade de Campinas. A empresa assumiu suas linhas no ano 2000, quando a Viação Santa Catarina faliu.
Era muito comum ver os ônibus da empresa com pane seca pelas ruas. No seu final, a empresa já tinha perdido 24 de suas linhas para a empresa VBTU, e o que sobrou, cerca de 16 linhas da região do Campo Grande, foram assumidas pela Viação Morumbi.
Mas a transição não foi inteligente e nem fácil. A prefeitura simplesmente cassou a concessão da Santa Catarina mas sem colocar de imediato outra empresa no lugar. Por 10 dias, coletivos das outras empresas da cidade circularam na região do Campo Grande até outra empresa chegar.
Depois desse período sem ônibus, a Viação Morumbi, com sede em Minas Gerais, assumiu as linhas do Campo Grande em parte com alguns veículos usados trazidos de sua sede para suprir a frota.
Essa fase de transição também não foi fácil, pois o número de carros em operação era insuficiente para absorver toda a demanda. As coisas se ajustaram apenas semanas depois. E você, lembra-se disso?
Da Redação ODC.
Leia também: Bairro de Campinas ficará sem água nesta próxima terça-feira, dia 22/10:
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde