No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar a reativação do sistema Seletivo na cidade. Criado no início dos anos 80 do século passado com a linha que ligava o Centro da cidade ao Shopping Center Iguatemi, então recém inaugurado, o sistema foi desativado no final da mesma década.
No final da década, começaram a chegar micro-ônibus equipados com ar condicionado para que as empresas pudessem operar nas mesmas linhas que os perueiros. Os primeiros micros foram comprados pela Viação Santa Catarina.
Foram compradas 20 unidades que começaram a operar em paralelo com as linhas dos perueiros, que eram quase as mesmas dos ônibus, e com o tempo houve adoção pelas demais empresas do setor.
A VBTU Transportes Urbanos fez a compra de algumas unidades e a Empresa Bortolotto de Viação Ltda. também adquiriu os micro-ônibus para operar nas linhas do Distrito de Sousas.
O maior lote comprado foi pelas empresas do Grupo Belarmino, na época a URCA, a TUCA e a Rápido Luxo Campinas. A maioria das linhas de alta demanda receberam os micros, levando mais conforto à população.
O sistema foi modificado durante o governo Izalene, pois parte do sistema de transporte já tinha passado pelas alterações necessárias para garantir o equilíbrio financeiro.
E você, lembra desses micro-ônibus?
Da Redação ODC.
Leia também: Licitação do transporte de Campinas, enrolada desde 2018, já virou lenda urbana
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde