No Passado do Transporte de hoje, vamos lembrar da única linha de ônibus que era integrada ao sistema VLT, que operou na cidade entre os anos de 1990 e de 1995, quando foi paralisado.
Quando o sistema começou a ser cobrado, pois logo no começo o VLT funcionava com catraca livre para que os campineiros conhecessem, assim como o ODC sugeriu que fosse com o BRT mas foi sumariamente ignorado pela Emdec, foi colocada uma linha para integração.
Os passageiros que pegavam a linha 5.03 – Jardim Paulicéia, podiam integrar com o VLT sem ter que pagar outra passagem. Como a linha passava perto da Estação Pompéia, era possível ir até lá com o Metrô de Superfície, como era chamado o VLT, e depois pegar o ônibus.
A inovação na época era ótima pois o sistema de transporte de Campinas não tinha integração tarifária. O sistema acabou quando o VLT foi paralisado, por ordem da Prefeitura em 1995.
A linha 5.03 era operada pela empresa URCA e tinha um adesivo azul bem grande na frente, indicando a integração.
E você, lembra da integração ônibus-trem do VLT?
Da Redação ODC.
Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde